Polícia Civil do ES cria unidade especial para investigar lavagem de dinheiro
Núcleo terá atação em todo o Espírito Santo veja como irá funcionar
Escute essa reportagem
A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) conta agora com uma unidade especializada na investigação de crimes de lavagem de dinheiro. De acordo com a corporação, o Núcleo de Recuperação de Ativos (NRA), criado por meio de um decreto publicado no dia 28 de julho, no Diário Oficial do Estado, terá atuação em todo o Espírito Santo — com foco no rastreio e redirecionamento de dinheiro e bens provenientes de atividades criminosas organizadas.
O texto que cria o núcleo foi assinado pelo governador do Estado, Renato Casagrande. De acordo com o decreto, a unidade policial será diretamente subordinada ao delegado-geral da Polícia Civil.
"A criação do Núcleo pela PCES acompanha a evolução, em âmbito nacional, da investigação de lavagem de dinheiro", afirmou a corporação, que indicou ter alcançado resultados importantes com apreensões de dinheiro, patrimônio, sequestro e bloqueio judicial de bens de organizações.
“O Núcleo de Recuperação de Ativos terá a função de gerir os ativos que serão recolhidos do Produto Interno Bruto Criminoso, proporcionando à Polícia Civil aplicar esses recursos em investimentos e desonerando o Tesouro do Estado. O NRA é uma evolução no que tange a investigação da terceira geração, que as Polícias Civis do Brasil estão realizando, que é a desarticulação de esquemas de lavagem de capitais e a recuperação de ativos”, afirmou o delegado-geral da PCES, José Darcy Arruda.
Ainda segundo a corporação, o núcleo é dividido em dois setores: o Serviço de Investigação e Recuperação de Ativos (SIRA) e o Serviço de Assessoramento e Gestão de Ativos (SAGA).
O SIRA vai realizar investigações financeiras, patrimoniais e de crimes antecedentes, ou seja, as atividades criminosas que proporcionam o enriquecimento de grupos criminosos.
O SAGA irá atuar nas esferas administrativa e judicial para arrecadar bens e valores e incorporá-los ao patrimônio da PCES, já que, uma vez apreendidos, podem ser revertidos em benefícios para a sociedade, sendo utilizados pela própria Polícia Civil.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários