Polícia Civil deflagra operação contra furto de cabos em Guarapari
Ação teve como resultado duas prisões, apreensão de fiação e drogas, e autuação de estabelecimento irregular
Escute essa reportagem

A Polícia Civil deflagrou nesta terça-feira (26) a operação “Sem Sinal”, em Guarapari, que teve como objetivo impedir a comercialização de fios de telefonia, cujo o roubo gera prejuízos à população e às empresas de telecomunicações. A ação teve como resultado duas prisões, apreensão de fiação e drogas, e autuação de estabelecimento irregular.
As investigações da Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Guarapari apontaram que os furtos de cabos e fios de telefonia, eram praticados, em sua maioria, por dependentes químicos, alimentando um ciclo criminoso de receptação e revenda clandestina.
Durante as diligências no estabelecimento localizado no bairro Perocão, foram encontradas fiações características de empresas de telefonia, confirmadas por técnicos como pertencentes à rede pública. Também foram localizados fios da empresa EDP, com marcações originais, além de cordoarias de sustentação utilizadas em postes de energia. A proprietária do local, uma suspeita de 38 anos, não apresentou nota fiscal dos materiais e foi conduzida à delegacia para esclarecimentos.

Na sequência, em cumprimento ao mesmo mandado, as equipes se deslocaram ao bairro Kubitschek, próximo ao Beco da Alcaida, onde diversos imóveis foram vistoriados. Dada ilícito foi encontrado durante as buscas, porém, em um dos imóveis, onde estava um suspeito de 22 anos, foram apreendidas 11 pedras de crack, em tamanhos variados, uma câmera de vigilância modelo lâmpada, um celular, R$11,00 em espécie, um dólar e um molho de chaves que dava acesso ao imóvel.
O suspeito, já conhecido pelos militares pelo envolvimento com o tráfico de drogas, foi conduzido à 5ª Delegacia Regional de Guarapari.

Ao todo, a operação resultou na apreensão de cobre, fios de energia elétrica, cordoarias e entorpecentes. "A apreensão de drogas reforça a linha investigativa de que o tráfico fomenta esses crimes, financiando e incentivando os furtos de cabos para manutenção da atividade ilícita", disse a titular da Deic de Guarapari, delegada Rosane Cysneiros.
Os conduzidos foram apresentados à autoridade policial, e as medidas cabíveis foram adotadas.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários