Polícia alerta sobre furtos de bicicletas elétricas e dá dicas de segurança
Distritos Policiais da Serra orientam pais e adolescentes sobre medidas de prevenção e segurança
Siga o Tribuna Online no Google
Em meio a casos de furtos e roubos de bicicletas elétricas no estado, a Polícia Civil divulgou um alerta à população sobre os cuidados para prevenir ocorrências, principalmente aquelas utilizadas por adolescentes, seja para deslocamento até escolas, cursos e atividades de lazer.
Entre as recomendações, está a utilização de travas de segurança reforçadas, preferencialmente do tipo corrente grossa ou U-lock, sempre prendendo a bicicleta a um local fixo e seguro.
Também é importante evitar deixar o veículo em locais isolados ou com pouca iluminação, dando preferência a bicicletários ou áreas com circulação de pessoas e monitoramento por câmeras.
A corporação ressaltou que orienta os pais, responsáveis e jovens sobre a importância da adoção de medidas preventivas para reduzir o risco de crimes e aumentar as chances de recuperação do bem em caso de ocorrência.
“Outra orientação é evitar a exposição do bem em redes sociais, com a divulgação de fotos, locais de uso ou rotinas diárias, o que pode facilitar a ação de criminosos. A Polícia Civil também recomenda guardar a nota fiscal do veículo, registrar o número de série da bicicleta e manter fotos atualizadas, informações que podem auxiliar na identificação e eventual recuperação”, destacou o titular do 12º e 13º Distritos Policiais da Serra, delegado Josafá Silva.
Sempre que possível, a instalação de rastreadores ou dispositivos de localização também pode contribuir para aumentar a segurança do bem.
Além disso, é fundamental orientar os adolescentes para que, em caso de abordagem criminosa, não reajam, priorizando a preservação da integridade física.
“A Polícia Civil reforça que a colaboração de pais, responsáveis e instituições de ensino é fundamental para a prevenção desse tipo de crime. Em caso de suspeita ou ocorrência, a orientação é procurar a unidade policial mais próxima ou registrar denúncia por meio dos canais oficiais de segurança pública”, concluiu o delegado.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários