PF investiga servidores após suspeita de desvio de recursos públicos no ES
Investigação apura lavagem de dinheiro em um processo de contratação para uma obra em São Mateus
Escute essa reportagem
A Polícia Federal apura a suspeita de lavagem de dinheiro durante um processo de contratação de empresas realizado pela Secretaria de Obras do Município de São Mateus, no Norte do Espírito Santo. Durante ação nesta terça-feira (26), oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos e uma medida cautelar culminou no bloqueio de valores de até R$ 2,9 milhões.
Os servidores são investigados por um possível desvio de recursos públicos por meio de direcionamento de licitações durante o processo de contratação para obras no município. Há também a suspeita de lavagem de dinheiro imputados a servidores públicos e empresários que participaram do processo.
A suspeita é de que tenha havido direcionamento da licitação a determinadas empresas, que pagariam propina a servidores do município por meio de imóveis.
Após o cumprimento das medidas cautelares, foram bloqueados pouco mais de R$ 220 mil, além de quatro veículos apreendidos. Também foram apreendidos documentos e mídias, que serão encaminhados à perícia.
Durante a ação foi realizada também a prisão em flagrante de um dos alvos, em razão da prática dos crimes de porte de arma de fogo de uso permitido e receptação, os quais foram praticados em concurso.
Caso sejam condenados, os envolvidos poderão responder pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro, cujas penas variam de 2 a 12 anos de reclusão pelo peculato e de 2 a 10 anos de reclusão pela lavagem de dinheiro.
Veja imagens do cumprimento dos mandados, divulgadas pela Polícia Federal:
Comentários