X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Polícia

PF encontra 53kg de cocaína em casco de navio que ia para a Holanda

Quem avisou sobre a movimentação suspeita foi a própria agência marítima


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem PF encontra 53kg de cocaína em casco de navio que ia para a Holanda
|  Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal encontrou 53 quilos de cocaína presos embaixo do casco de um navio, no Portocel, em Aracruz, no Norte do Estado. De acordo com o órgão, a droga, que seria traficada escondida para a Holanda, na Europa, só foi descoberta por conta de uma movimentação de pequenos barcos em volta da embarcação. 

Segundo com as investigações, quem está por trás do esquema é o Primeiro Comando da Capital (PCC), uma das maiores organizações criminosas do País, situada em São Paulo, mas com ramificações em todos os estados. 

Quem avisou sobre a movimentação suspeita foi a própria agência marítima. “Já vínhamos investigando. Coincidentemente, a agência marítima percebeu uma movimentação não usual de barcos ao redor do navio e comunicou à Polícia Federal e à Receita Federal”, detalhou o delegado Eugênio Ricas, superintendente da Polícia Federal no Estado.

Ricas ainda reforçou que, com essa apreensão, não fica dúvidas de que o Espírito Santo está sendo usado como rota pelas quadrilhas. “Essa investigação da Polícia Federal coloca de uma vez por todas o Espírito Santo na rota do tráfico internacional de cocaína. Não há qualquer dúvida de nossa parte de que existem organizações internacionais, principalmente o PCC, lançando mão dessa rota aqui”. 

Assista aos vídeos:

Momento em que mergulhador vai em busca das drogas   

null Tribuna Online
  

Hora em que a equipe retira a droga da água

 

Divulgação: Polícia Federal Tribuna Online
 

Estrutura

Antes de chegar ao Estado e ser escondida nos navios, a droga passa por um grande esquema de tráfico, que começa no contato dos criminosos com os fabricantes, normalmente na Bolívia, Peru e Colômbia (já que o Brasil não é produtor de cocaína). 

De acordo com o delegado, o quilo dessa cocaína pura, é comprado na América do Sul p 1 mil a 3 mil dólares. O mesmo quilo é vendido a 20 mil euros na Europa.  “É uma cocaína pura, que você ainda pode ‘batizar’ e dobrar a quantidade”, pontuou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: