X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ESPECIAIS Carnaval 2025 São João 2025
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNAS
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA JT1 JT2 BRASIL URGENTE JOGO ABERTO BEM VOCÊ O melhor no nordeste Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
  • INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial fale conosco Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 27°C RECIFE
  • COLUNAS
  • Programação
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • NOTÍCIAS
  • COLUNISTAS AutoMotor EU E ELAS DR. JOÃO RESPONDE GILMAR FERREIRA FALANDO DE DIREITO NUTRIDICAS JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO MUNDO DIGITAL PAPO DE FAMÍLIA NEGÓCIO RURAL OLHARES COTIDIANOS PEDRO VALLS FEU ROSA PLENÁRIO SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI OPINIÃO ECONÔMICA OPINIÃO INTERNACIONAL TRIBUNA LIVRE
  • Cidades Saúde Educação Esportes ESPORTE CAPIXABA COPA DO MUNDO DE CLUBES TABELA DO BRASILEIRÃO Turismo Polícia Economia Política Entretenimento FAMOSOS RECEITAS NA REDE Bombou na rede Horóscopo do Dia Loterias Brasil CIÊNCIA E TECNOLOGIA Internacional
  • PROJETOS ENTRE PRATOS & VINHOS CAÇADORES DE DESTINOS CUIDE-SE BEM A TRIBUNA NAS ESCOLAS Negócio Rural 150 ANOS MIGRAÇÃO ITALIANA Prêmio Artesanato TRIBUNA OPEN DE BEACH TENNIS Corrida Tribuna Ruas Da Cidade
  • TV TRIBUNA Fique por Dentro TN1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Negócio Rural CAÇADORES DE DESTINOS Circulando Entre Pratos & Vinhos EU E ELAS MAIS DESIGN VIVA MAIS SUPERAÇÃO VOCÊ COM VANESSA COSLOP
  • RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL Capa do Dia Versão Digital Cadernos especiais Edições anteriores CENTRAL DO ASSINANTE Enem 2024
  • PODCASTS
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL Equipe multimídia Comercial fale conosco Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 25°C VITÓRIA
  • TV Tribuna
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • CLUBE
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Polícia

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Passageiros de ônibus são obrigados a desbloquear celulares em assaltos

Criminosos fazem exigência para facilitar o acesso a contas bancárias, dados de cartões de crédito e redes sociais. Neste ano, mais de 14 mil aparelho

foto autor
Francine Spinassé, do jornal A Tribuna
21/07/2022 - 13:26

Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Passageiros de ônibus são obrigados a desbloquear celulares em assaltos
O roubo e furto de aparelhos é um crime de oportunidade, em que ao passar de carro, a pé ou bicicleta, os bandidos escolhem vítimas suscetíveis. |  Foto: Divulgação

Além de  celulares que chegam a custar mais de  R$ 5 mil, criminosos têm apostado em outras formas de faturar com o roubo dos aparelhos em pontos de ônibus e nas ruas.  

De olho no acesso às redes sociais, contas bancárias, dados pessoais e  de cartões de crédito, eles  têm  obrigado as vítimas  a deixar o  celular desbloqueado durante  assaltos.

O titular do 11º Distrito Policial de Jacaraípe, na Serra, delegado Rodrigo Rosa, afirmou que a prática de pedidos de desbloqueios nas investidas tem sido recorrente. 

Imagem ilustrativa da imagem Passageiros de ônibus são obrigados a desbloquear celulares em assaltos
Rosa: crime de oportunidade |  Foto: fotos: Kadidja Fernandes/at

“O celular é um objeto pequeno, com  valor agregado grande. Com o desbloqueio da tela, a possibilidade de ganho financeiro aumenta. Os criminosos conseguem rapidamente redefinir diversas  as senhas, pois geralmente as autorizações chegam por SMS do  aparelho, então eles alteram”.

O delegado explicou  que, a partir disso, eles utilizam de vários recursos, desde acessar aplicativos de bancos, de compras e  rede sociais. “No caso das redes sociais, eles tentam aplicar  outros golpes, como pedir dinheiro emprestado ou oferecer produtos mais baratos”.

Ele frisou que, em muitas situações, os crimes têm sido cometidos com alguma organização, tendo uma pessoa responsável pela abordagem das vítimas e uma segunda pessoa no local para já pegar o aparelho e acessá-lo.    

“Essa pessoa tem um grau de conhecimento, agindo rapidamente nas alterações de senha  e acesso”.

Para o delegado, entre as formas de se proteger está a ativação  da chamada  “verificação em duas etapas” de redes sociais, o que impede a redefinição de senhas. 

“Uma outra orientação é algo antigo, como a habilitação das senhas PIN e PUK. Elas inviabilizam o uso do chip em outro aparelho.” 

Rodrigo Rosa ainda alertou para cuidados ao utilizarem celulares, principalmente em pagamentos, na rua. “Não é difícil ver as pessoas pagando com PIX por  produtos na rua. Se alguém pega o aparelho com a conta desbloqueada, o prejuízo pode ser grande”.

E completou: “As pessoas acham que o dinheiro  está no banco, mas não está. Está na palma da mão”.

Uma auxiliar de serviços gerais, de 56 anos, contou que teve o aparelho roubado este ano quando ainda pagava a 3ª prestação.

Agora, ela conseguiu comprar outro, mas tem tomado cuidados extras na rua e  em pontos de ônibus. “Comprei outro, mas fiz um seguro dessa vez”,

Mais de 14 mil aparelhos roubados

Parando alguns segundos para pensar, não é difícil lembrar de alguém  próximo que já teve o  celular roubado ou furtado. E não é para menos, pois somente este ano, de janeiro e junho, pelo menos 14.134 aparelhos foram levados por criminosos no Estado. 

Mesmo com cerca de 78  ocorrências registradas pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp)  por dia, o número ainda pode ser maior, já que nem todas as vítimas  comunicam o fato à polícia. 

Em relação ao ano passado, no mesmo período, ainda houve aumento no número de casos registrados, com 1.074 equipamentos a mais levados por criminosos. 

Entre os municípios com mais ocorrências estão a Serra, seguido de Vila Velha e Cariacica.  

Além disso, a  maior parte das ações ainda acontecem em vias públicas, representando quase 60% dos casos. Em seguida, estão os roubos e furtos cometidos em estabelecimentos  comerciais e, na sequência, em veículos, como  ônibus, táxis e carros de aplicativo.  

Por isso, o  titular do 11º Distrito Policial de Jacaraípe, na Serra, delegado Rodrigo Rosa, fez um alerta para que as pessoas evitem andar  manuseando ou falando ao celular, assim como deixá-lo à mostra. 

Segundo ele, o roubo e furto de aparelhos é um crime de oportunidade, em que ao passar de carro, a pé ou bicicleta, os bandidos escolhem vítimas suscetíveis.

“O ideal é que as pessoas evitem  ao máximo pegar o telefone na rua, principalmente em locais expostos. Se elas precisarem  falar com alguém, a orientação é que procurem um local como o interior de um comércio ou  que esteja mais protegido”.

SAIBA MAIS 

Furtos e roubos de celulares no Estado

Dados do Painel de Crimes Contra o Patrimônio, da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), mostraram aumento de registros de aparelhos roubados (quando  há violência ou ameaça) ou furtados (sem violência) este ano, em relação ao mesmo período do ano passado.

Imagem ilustrativa da imagem Passageiros de ônibus são obrigados a desbloquear celulares em assaltos
O ideal é que as pessoas evitem ao máximo pegar o telefone na rua, principalmente em locais expostos |  Foto: A Tribuna.
Ícone tags Tags #onibus assaltos Celulares criminosos
Receba notícias pelo Telegram Receba notícias pelo Telegram
Receba notícias pelo Whatsapp Receba notícias pelo Whatsapp
google-news-icone

Siga-nos no Google Notícias

Siga-nos no Google Notícias

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Caçadores de Destinos Circulando Entre Pratos & Vinhos Eu e Elas Negócio Rural Viva Mais Mais Design Você Com Vanessa Coslop Superação

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024

COLUNAS

Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Caçadores de Destinos Circulando Entre Pratos & Vinhos Eu e Elas Negócio Rural Viva Mais Mais Design Você Com Vanessa Coslop Superação
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024
COLUNAS Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM