Operação da PF contra tráfico humano cumpre mandados no ES e nos Estados Unidos
Ação também possui alvos em outros cinco estados brasileiros e foi deflagrada a partir de uma iniciativa da Interpol
Uma operação da Polícia Federal contra os crimes de tráfico humano e contrabando de imigrantes cumpriu mandados de busca e apreensão no Espírito Santo e nos Estados Unidos nesta terça-feira (18). Segundo a corporação, a ação também mirou alvos em outros cinco estados brasileiros: Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Santa Catarina.
No total, foram cumpridos 13 mandados no Brasil e outros três nos Estados Unidos, a partir de uma cooperação entre a Polícia Federal e o Departamento de Investigações de Segurança Interna (HSI) da Imigração e Alfândega dos Estados Unidos.
De acordo com as investigações, a organização criminosa alvo da operação atuou para que, ao menos, 154 brasileiros entrassem e permanecessem de forma ilegal nos Estados Unidos usando intermediários conhecidos como "coiotes". O esquema também conta com a participação de operadores financeiros, que realizavam câmbio de forma irregular e empresas e pessoas ligadas ao setor de viagens e turismo.
"Os investigados, que estão proibidos de sair do país em virtude de decisão judicial, tiveram seus passaportes apreendidos e responderão pelos crimes de promoção de migração ilegal e organização criminosa, cujas penas somadas podem ultrapassar 18 (dezoito) anos de reclusão", informou a corporação.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários