X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Polícia

Operação apreende 4 mil litros de azeite adulterado no ES

Laudo do Ministério da Agricultura apontou 70% de óleo de soja e 30% de azeite


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Operação apreende 4 mil litros de azeite adulterado no ES
Azeites da marca Villa Glória foram apreendidos durante ação da polícia |  Foto: Divulgação / PCES

Mais de 4 mil litros de azeite adulterado foram aprendidos durante uma operação da polícia nesta segunda-feira (24), em estabelecimentos localizados em Vitória, Linhares e Viana. Um laudo do Ministério da Agricultura apontou 70% de óleo de soja e 30% de azeite no conteúdo das embalagens da marca Villa Glória, vendidas em galões de 5 litros.

A operação teve como objetivo combater o comércio clandestino de azeites. Os produtos que indicam no rótulo um conteúdo de azeite extravirgem na verdade estavam adulterados. Ao todo mais de 4 mil litros foram apreendidos em distribuidoras. Os produtos eram vendidos principalmente para restaurantes e pizzarias e outros comércios. 

O azeite é de uma fabricante de São Paulo que em novembro do ano passado já havia sido alvo de operação da Polícia Civil, quando foram apreendidos mais de 8 mil litros do mesmo produto. O azeite na época estava sendo vendido com a marca Anna e após a investigação trocou de rótulo, passando a ser vendido com a marca Villa Glória, pela mesma fabricante. 

Imagem ilustrativa da imagem Operação apreende 4 mil litros de azeite adulterado no ES
Azeite em galões era vendido em distribuidoras |  Foto: Divulgação / PCES

"A empresa que já tinha sido alvo de investigação no ano passado voltou a colocar uma nova marca aqui no Estado no início deste ano e nós identificamos alguns pontos. Eles pegaram o mesmo produto que foi feito no final do ano passado, trocaram a rotulagem e tentaram voltar com isso para o comércio", destacou o delegado Eduardo Passamani. 

O azeite extravirgem, conforme indicado no rótulo, é feito somente de azeitona prensada, enquanto o óleo de soja inclui outros produtos químicos que podem gerar riscos à saúde. "A preocupação no Ministério da Agricultura é com a saúde da população. Porque você consumir um negócio fraudado da forma que está pode causar um problema sem precedente", alertou Guilherme Gomes, superintendente do Ministério da Agricultura do Estado. 

A empresa fabricante ainda não foi interditada mas pode ser qualificada como organização criminosa pelo risco oferecido à saúde pública.

Veja imagens da ação policial:



MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: