Ônibus são incendiados e policiamento é reforçado em Vitória e Viana
Ataques afetaram a circulação de coletivos nas regiões
Escute essa reportagem
Após ataques a ônibus do Sistema Transcol na tarde deste domingo (03), o policiamento em Vitória será reforçado. É o que afirmou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, em uma coletiva realizada logo após os ataques — quando dois coletivos foram incendiados e apedrejados na capital.
“Neste momento, estamos reforçando todo o policiamento na área. Durante a madrugada [de segunda-feira], o Batalhão de Missões Especiais (BME) e as Forças Táticas continuarão fazendo o patrulhamento intensivo. Realizaremos uma grande saturação no policiamento”, explicou.
Segundo o comandante, os episódios podem estar relacionados a morte de um integrante do PCV (Primeiro Comando de Vitória) durante um confronto com policiais na madrugada de domingo. Na ocorrência, o suspeito e outros dois indivíduos armados foram localizados em um carro roubado, que foi identificado através do cerco eletrônico. Durante a abordagem dos agentes, houve reação e um dos suspeitos veio a óbito. Ainda de acordo com Douglas Caus, o grupo possuía passagens pela polícia, inclusive por enfrentamento à força policial.
Horas após o confronto, dois ataques a coletivos do Sistema Transcol foram registrados. Os veículos foram apedrejados e incendiados — um na avenida Serafim Derenzi, na altura do bairro Santo Antônio, e outro em Inhanguetá, ambos em Vitória.
Em nota, a Polícia Militar informou que o motorista de um dos coletivos, que circulava na região do bairro Santo Antônio, relatou que cerca de dez suspeitos cercaram o ônibus. Durante a ação, os suspeitos quebraram o para-brisa do veículo e ordenaram que o condutor abrisse a porta. Eles, então, atearam fogo no interior do coletivo utilizando um galão de gasolina e fugiram.
Em seguida, militares receberam a denúncia de que um dos indivíduos estaria passando por um posto de gasolina nas proximidades. Durante as buscas, agentes localizaram um dos suspeitos, um menor de idade. Após tentar fugir e ser alcançado, ele afirmou que havia jogado o galão contendo gasolina em um barranco. O objeto não foi localizado e o indivíduo apreendido foi conduzido para a Delegacia Especializada do Adolescente em Conflito com a Lei (Deacle).
Ataque em Viana
Outro ataque a um ônibus do Sistema Transcol também foi registrado em Viana, também na tarde deste domingo. No local, o motorista relatou que três indivíduos deram sinal, na altura de um antigo material de construção do bairro Canaã, para embarcarem.
Um suspeito, então, pegou um galão de combustível atrás do ponto de ônibus e em seguida os três indivíduos entraram no coletivo, espalharam o combustível e atearam fogo. Havia cerca de dez passageiros no momento da ação, mas ninguém ficou ferido. Os suspeitos fugiram e, até o momento, não foram localizados.
Após o ocorrido, o policiamento também será reforçado na região.
Circulação dos coletivos
Procurada pela reportagem do Tribuna Online, a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb/ES), responsável pelo funcionamento dos ônibus do Sistema Transcol, informou, na manhã desta segunda-feira (04), que a operação foi normalizada desde a noite de domingo nos dois municípios.
Comentários