X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Polícia

Oito passageiros são assaltados todo dia em ônibus do ES

De acordo com a Secretaria da Segurança, só neste ano ocorreram 2.179 crimes. Já os furtos chegam a 1.291 casos


Imagem ilustrativa da imagem Oito passageiros são assaltados todo dia em ônibus do ES
Ônibus do Transcol: maioria dos assaltos ocorre na parte da noite, em geral por volta das 21 horas |  Foto: Leone Iglesias/AT

A sensação de insegurança está presente em milhares de capixabas que precisam utilizar o transporte coletivo todos os dias, seja para ir ao trabalho, faculdade ou qualquer outro lugar.

De acordo com dados do Painel de Crimes Contra o Patrimônio da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), de janeiro até o final de setembro deste ano já são 2.179 ocorrências de pessoas assaltadas dentro de ônibus no Estado, uma média de oito pessoas por dia.

Se forem contabilizadas ainda as ocorrências de furtos, a média sobe para cerca de 12 casos por dia. Neste ano, foram 1.291 ocorrências desse tipo.

A cidade do Estado que mais registrou casos de passageiros assaltados dentro de coletivos foi a Serra, seguida por Vitória e Cariacica.

De acordo com o chefe da comunicação social da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Espírito Santo, inspetor Wagner Motta, visando inibir a ação de criminosos, a corporação promove a “Operação Fim da Linha - Coletivo Seguro”.

“Normalmente, ela acontece na região do contorno, na Serra, onde acontecem mais ocorrências. Os atentados costumam ser no final da tarde e início da noite, horário em que, geralmente, fazemos a operação, justamente para tentar inibir a ação”.

Os agentes entram nos ônibus, fazem a apresentação de quem são e dão orientação aos passageiros.

“A operação busca de fato inibir a ação de criminosos e tranquilizar os passageiros dos coletivos”.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Câmeras

Com o objetivo de auxiliar nas investigações dos crimes que ocorrem nos ônibus, o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus) disse, por nota, que as empresas operadoras do Sistema Transcol atuam em parceria com a polícia, encaminhando as imagens das câmeras, quando geradas.

“Os motoristas também são orientados a registrar o boletim de ocorrência e a conduzir as vítimas até a delegacia para também registrar o boletim”, informou.

Serra lidera em número de casos

O município da Serra lidera o ranking de cidades do Espírito Santo onde mais acontecem assaltos dentro de ônibus, com 1.180 ocorrências, representando 54,15% do total.

O titular do 10º, 12º e 13º Distrito Policial da Serra, delegado Josafá da Silva, conta que, na percepção dele, até junho deste ano o número de ocorrências era maior, porém, por conta de ações preventivas, a quantidade tem diminuído.

“Observei os números alarmantes e, a partir de junho deste ano, comecei a investigar esses casos mais a fundo. Comecei a fazer operações e levantar a identificação desse autores”.

De acordo com ele, já foram feitas cinco operações “Ponto Final”, em pontos onde mais acontecem os assaltos, na Rodovia do Contorno e na ES-010, com 12 prisões. O s bandidos fazem parte de grupos de assaltantes, segundo Josafá.

“São vários grupos. Antes, eram grupos organizados. Agora, até moradores de rua estão fazendo arrastão em ônibus com facas. Alguns já foram presos”.

De acordo com o delegado, outro problema nesse tipo de ocorrência é o envolvimento de muitos menores. “Quase 50% desses integrantes são menores de idade. Contra eles, é mais difícil pedir mandado de apreensão”.

Furto

Josafá conta ainda que os terminais de ônibus são locais onde acontecem muitos furtos.

“Prendemos um suspeito que era especializado em furto. Ele ficava no Terminal de Carapina e aproveitava da distração dos passageiros para furtá-los de forma sutil”.

Imagem ilustrativa da imagem Oito passageiros são assaltados todo dia em ônibus do ES
|  Foto: Reprodução Tribuna Online

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: