Oito cidades ficam 1 ano sem nenhum homicídio
Dores do Rio Preto, Iconha, Mucurici e Muqui estão entre elas. Resultado é atribuído aos investimentos na segurança pública
Escute essa reportagem

Oito municípios do Estado não registraram homicídios durante um ano. O relatório mostra que nenhum crime desse tipo ocorreu em Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Iconha, Mucurici, Muqui, Santa Leopoldina, São José do Calçado e Vila Pavão, entre 2023 e 2024. O dado, divulgado ontem, é do Anuário Estadual da Segurança Pública 2025, do Programa Estado Presente.
Vice-governador e coordenador do programa, Ricardo Ferraço atribuiu o resultado aos investimentos nas áreas de segurança pública e tecnologia, com câmeras que fazem o reconhecimento facial, instaladas em locais de grande circulação – sendo mais de 50 fixas e 500 nos ônibus do Transcol, com previsão de expansão para o interior.
“Destaco, em primeiro lugar, a prioridade que o governo do Estado tem dado à segurança pública, não apenas com palavras, mas com ações. Essas ações estão revestidas de investimento, de integração e de tecnologia. Somente em 2024, 2025 e 2026, serão mais de 2.650 policiais, ampliando o efetivo da Polícia Militar. E segurança se faz com enfrentamento ao crime”.
Ferraço frisou ainda que o Estado não vai retroceder no combate à criminalidade.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Leonardo Damasceno, destacou a repressão qualificada ao crime, com a criação do Centro de Análise de Inteligência Telemática (Ciat) da Polícia Civil e a Polícia Científica.
“Repressão qualificada significa levar criminoso a responder pelos seus crimes. Para isso, a investigação tem que ser técnica, qualificada. Então, o Estado revolucionou a investigação criminal nos últimos anos. Os ganhos são da sociedade”.
O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, disse que o objetivo do anuário é dar transparência aos dados. E o diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Lira, reforçou a importância do relatório. “A população é o grupo mais interessado nessas informações, para propor ações junto com o Poder Público”.
Outros crimes, como furtos e roubos no transporte coletivo, também tiveram redução.



MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários