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Polícia

Motoboys de aplicativos de comida depredam casa e carro de cliente


Um vídeo que circula das redes sociais mostra um grupo de motociclistas que trabalham com entregas para aplicativos de comida invadindo uma casa e depredando o carro do morador.

Nas imagens, é possível ver que 15 motoboys estão reunidos em frente a uma casa e começam a depredação. Os entregadores derrubaram o portão da garagem da residência. Na sequência, quando o portão é arrombado, eles entraram e vandalizaram o veículo que estava no local. Veja o vídeo:

Em postagens nas redes sociais, motoboys disseram que o morador da casa é um cliente que aplica golpes para não pagar pelas compras. De acordo com eles, para fazer isso o homem registrava nos aplicativos que não havia recebido os pedidos, apesar de as entregas terem ocorrido. O caso aconteceu em Bauru, São Paulo no último domingo (21).

Imagem ilustrativa da imagem Motoboys de aplicativos de comida depredam casa e carro de cliente
Motoboys de app destroem portão de cliente após supostos golpes |  Foto: Reprodução/Instagram

Muitos dos motoboys justificaram a atitude extrema como represália ao usuário dos aplicativos que estaria aplicando o golpe de informar que não foi feita a entrega para não pagar. O fato teria causado uma “negativação” de entregadores pelo aplicativo, que acabaram excluído de novas entregas.

O dono do imóvel não foi encontrado para comentar o ataque. A Polícia Civil explicou que ainda não há Boletim de Ocorrência registrado, que é o que inicia uma investigação.

Em nota, o Sindimoto garantiu que vai apurar os fatos e desfiliar do sindicato quem tiver participado das agressões.

O sindicato acrescentou que repudia quaisquer "atos de vandalismo praticados contra patrimônio público ou privado de qualquer natureza bem como racismo e de apologia à violência".

Nota dos aplicativos
Em nota, o iFood esclareceu que repudia qualquer ato de violência e, ao tomar conhecimento de relatos como este, apura a ocorrência e toma as medidas cabíveis.

A empresa disse no texto diz que “trabalha constantemente para dar mais clareza sobre sua política de desativação de usuários e que essa medida só é tomada quando há descumprimento dos termos e condições de utilização da plataforma, como casos de extravio, fraudes de pagamento e cessão de contas a terceiros.

O iFood reiterou que o parceiro de entrega (motoboy) não tem acesso às avaliações feitas individualmente pelos clientes. Por meio do app iFood para Entregador, é possível visualizar apenas a quantidade total de avaliações e o teor (positivo ou negativo).

A empresa informou que “está à disposição para colaborar com a investigação do caso e aguarda mais informações das autoridades responsáveis para apurar internamente e tomar as providências cabíveis”.

Também em nota, a empresa Rappi informou que os bloqueios na plataforma são restritos ao não cumprimento dos Termos e Condições previamente informados no momento do cadastro e que há um canal dentro do app do entregador parceiro para que eles possam ser revistos.

Ao abrir o ticket, o entregador parceiro pode descrever detalhadamente o caso e colocar tudo o que achar pertinente: número de pedidos, prints de chats ou WhatsApp – tudo pode ser enviado para a Central de Ajuda revisar a situação.

A Rappi ressaltou também que os entregadores parceiros (motoboys) não têm acesso aos nomes dos usuários que fazem as avaliações das entregas, sejam elas positivas ou negativas. “O processo é completamente sigiloso e apenas o time interno do Rappi pode visualizar as informações”, disse o texto.

As informações são do G1.

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