Ministério Público realiza operação contra jogo do bicho na Grande Vitória
Inicialmente, a operação cumpriu 25 mandados de busca e apreensão
Escute essa reportagem
Com o objetivo de desarticular e colher provas relativas à atuação de uma organização criminosa com atividades de lavagem de dinheiro provenientes da exploração de loteria, foi realizada na manhã desta terça-feira (28), a Operação Frisson. A ação foi deflagrada pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco)
As atividades da organização criminosa foram constituídas para lavagem de valores provenientes, direta e indiretamente, da exploração de loteria denominada jogo do bicho, principalmente no município de Vila Velha, mas também em outras regiões da Grande Vitória. As investigações apontam que houve contribuição de agentes públicos, mediante pagamento de vantagem indevida e terceiros beneficiários.
Inicialmente, a operação cumpriu 25 mandados de busca e apreensão, sendo 21 em Vila Velha, 3 em Vitória e 1 em Cariacica, emitidos pelo juízo da 6ª Vara Criminal de Vila Velha. Residências e empresas dos investigados são alvos das ações.
Ao todo, quatro membros do Ministério Público coordenam os trabalhos, auxiliados por 29 agentes do Gaeco, policiais militares e policiais federais, que, a partir da agora, vão analisar conjuntamente documentos, computadores, dados e depoimentos de investigados e testemunhas que serão colhidos nas próximas semanas.
Os crimes investigados estão previstos na lei nº 12.850/13 (organização criminosa), lei n. 9.613/98 (lavagem de dinheiro), além de corrupção ativa e passiva.
Comentários