Megaoperação nacional apreende carros de luxo, joias e obras de arte no ES
No Estado, estão sendo cumpridos 19 mandados de busca e apreensão contra suspeitos dos crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa e tráfico
Escute essa reportagem

A Polícia Civil deflagrou, nesta quarta-feira (14), uma megaoperação nacional contra uma organização criminosa suspeita de lavar dinheiro proveniente do tráfico de drogas.
A Operação 'Baeste' conta com o apoio das Polícias Civis do Mato Grosso do Sul, Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além da Corregedoria da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB/ES).
No Estado, foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão nos municípios de Vitória, Serra, Vila Velha e Guarapari. Até o momento, foram apreendidos doze carros de luxo, cinco armas de fogo, joias e obras de arte — além de nove imóveis que tiveram o bloqueio determinado pela Justiça.
De acordo com o delegado Alan Moreno de Andrade, coordenador do Centro de Inteligência e Análise Telemática (Ciat), as investigações foram iniciadas em 2023 e envolveram a análise de grande volume de dados financeiros e patrimoniais.
"Criptomoedas também foram apreendidas durante a operação. É uma operação muito exitosa e a gente espera que consiga avançar no combate ao tráfico de drogas", afirmou o investigador.
Ao todo, 20 pessoas são investigadas, entre empresários de diversos setores, advogados e um policial militar da reserva. De acordo com inquérito, os suspeitos utilizavam técnicas sofisticadas de lavagem de dinheiro, como o smurfing — pulverização de grandes quantias em diversas contas bancárias.
Além disso, a organização criminosa realizava compra e venda de imóveis e veículos de luxo, além da movimentação de recursos para áreas de fronteira, visando a aquisição de mais drogas e armas.
Operação nacional
A ação também ocorre simultaneamente nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, com participação de mais de 100 policiais civis.
No total, a operação visa cumprir 25 mandados de busca e apreensão, 29 bloqueios de contas bancárias, totalizando aproximadamente R$ 104 milhões, e 17 mandados de sequestro de bens móveis e imóveis.
De acordo com a Polícia Civil do Espírito Santo, as diligências estão em andamento e os resultados finais serão repassados em breve.
Veja imagens da operação
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários