X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Polícia

Megaoperação nacional apreende carros de luxo, joias e obras de arte no ES

No Estado, estão sendo cumpridos 19 mandados de busca e apreensão contra suspeitos dos crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa e tráfico


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Megaoperação nacional apreende carros de luxo, joias e obras de arte no ES
Foram apreendidos carros de luco, joias, obras de arte e outros bens |  Foto: Divulgação/Sesp

A Polícia Civil deflagrou, nesta quarta-feira (14), uma megaoperação nacional contra uma organização criminosa suspeita de lavar dinheiro proveniente do tráfico de drogas.

A Operação 'Baeste' conta com o apoio das Polícias Civis do Mato Grosso do Sul, Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além da Corregedoria da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB/ES).

No Estado, foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão nos municípios de Vitória, Serra, Vila Velha e Guarapari. Até o momento, foram apreendidos doze carros de luxo, cinco armas de fogo, joias e obras de arte — além de nove imóveis que tiveram o bloqueio determinado pela Justiça.

De acordo com o delegado Alan Moreno de Andrade, coordenador do Centro de Inteligência e Análise Telemática (Ciat), as investigações foram iniciadas em 2023 e envolveram a análise de grande volume de dados financeiros e patrimoniais.

"Criptomoedas também foram apreendidas durante a operação. É uma operação muito exitosa e a gente espera que consiga avançar no combate ao tráfico de drogas", afirmou o investigador.

Ao todo, 20 pessoas são investigadas, entre empresários de diversos setores, advogados e um policial militar da reserva. De acordo com inquérito, os suspeitos utilizavam técnicas sofisticadas de lavagem de dinheiro, como o smurfing — pulverização de grandes quantias em diversas contas bancárias.

Além disso, a organização criminosa realizava compra e venda de imóveis e veículos de luxo, além da movimentação de recursos para áreas de fronteira, visando a aquisição de mais drogas e armas.

Operação nacional

A ação também ocorre simultaneamente nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, com participação de mais de 100 policiais civis. 

No total, a operação visa cumprir 25 mandados de busca e apreensão, 29 bloqueios de contas bancárias, totalizando aproximadamente R$ 104 milhões, e 17 mandados de sequestro de bens móveis e imóveis.

De acordo com a Polícia Civil do Espírito Santo, as diligências estão em andamento e os resultados finais serão repassados em breve.

Veja imagens da operação


Divulgação/Polícia Civil

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: