X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Polícia

Marcola do PCC é transferido de Brasília para presídio federal

Segundo a defesa de Marcola, havia um pedido de remoção do preso feito pelo governador do Distrito Federal


 

Imagem ilustrativa da imagem Marcola do PCC é transferido de Brasília para presídio federal
Marcola do PCC é transferido de Brasília para presídio federal de Porto Velho |  Foto: Reprodução/You Tube

O preso Marco Willians Herbas Camacho, 53, o Marcola, apontado como chefe máximo do PCC (Primeiro Comando da Capital), foi transferido por volta das 13h desta quinta-feira (3) da Penitenciária Federal de Brasília para a Penitenciária Federal de Porto Velho, capital de Rondônia. A informação foi confirmada pelo Depen (Departamento Penitenciário Nacional), órgão vinculado ao Ministério da Justiça e da Segurança Pública, e por um dos advogados de Marcola.

Segundo a defesa de Marcola, havia um pedido de remoção do preso feito pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (PMDB). A ida do prisioneiro para Brasília, em 22 de março de 2019, causou um mal-estar entre o chefe do executivo local, o então secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres, e o então ministro da Justiça Sergio Moro.

Quando assumiu o ministério, em março de 2021, Torres pediu um estudo para transferir Marcola para fora de Brasília.

"Hoje [quinta-feira (3)], após minucioso planejamento do Depen, efetuamos a transferência do prisioneiro conhecido como Marcola, da Penitenciária Federal de Brasília. Ação de sucesso total, com apoio da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria Nacional de Segurança Pública", publicou Torres em seu Twitter.

A decisão não agradou parte dos servidores da pasta. Dois deles destacaram à reportagem o reforço na segurança da penitenciária de Brasília, com apoio do Exército, e argumentam que a proteção pode não ser mesma em Porto Velho.

Essa é a segunda passagem de Marcola pela Penitenciária Federal de Porto Velho. Foi para lá que ele acabou transferido em fevereiro de 2019, junto com outros presos. No total, foram removidos à época 15 presos apontados como integrantes da alta cúpula do PCC.

As transferências foram solicitadas à Justiça e ao governo de São Paulo pelo promotor de Justiça Lincoln Gakiya, do Gaeco (Grupo de Atuação Especial e de Combate ao Crime Organizado), de Presidente Prudente. O órgão é subordinado ao Ministério Público Estadual.

Segundo o Gaeco, no final de 2018 havia informações sobre um plano para resgatar Marcola e os outros 14 presos do PCC recolhidos na Penitenciária 2 de Presidente Venceslau (SP). A cidade foi cercada por ao menos 100 homens da tropa de elite da Policia Militar.

Um informante revelou ao Gaeco que o plano de resgate era coordenado pelo narcotraficante Gilberto Aparecido dos Santos, o Fuminho. Ele estava foragido na ocasião e foi capturado em abril de 2020 em Moçambique, na África.

O delator afirmou aos promotores de Justiça que Fuminho iria usar na ação aeronaves, metralhadores calibre 50, capazes de derrubar aviões, veículos blindados e também centenas de criminosos, incluindo africanos e bolivianos, treinados.

O aeroporto da cidade chegou a ser fechado por causa dos rumores de resgate. Para os advogados dos presos, no entanto, esse plano nunca existiu e jamais poderá ser provado.

*

Leia a íntegra da nota do Depen:

"Nesta quinta-feira, 3 de março, o Departamento Penitenciário Nacional realizou a transferência do interno Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, que estava custodiado na Penitenciária Federal em Brasília.

O Sistema Penitenciário Federal (SPF) é referência no Brasil e no mundo pelo combate ao crime organizado, mediante isolamento de lideranças criminosas e presos de alta periculosidade, graças a um rigoroso e eficaz regime de execução penal.

Por razões de segurança, o Depen não informará a unidade de destino do preso transferido.

As transferências de presos são medidas rotineiras no SPF e são efetivadas por indicação da inteligência penitenciária, atividade essencial para orientar a definição de estratégias de combate ao crime organizado.

A operação envolve a atuação de outros órgãos de segurança integrantes da estrutura do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a saber: Secretaria Nacional de Segurança Pública, por meio da Força Nacional de Segurança Pública; Polícia Rodoviária Federal; e Polícia Federal."

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: