Líder do tráfico e um dos homens mais procurados do ES é preso em Vitória
'Pavão' teria assumido a liderança do grupo PCV após a prisão de um dos seus líderes, Marujo
Escute essa reportagem

Foi preso na manhã desta quarta-feira (9) o homem apontado como uma das lideranças do tráfico de drogas na região do Bairro da Penha, em Vitória. Jonathas Jesus dos Santos, de 32 anos, mais conhecido como 'Pavão', estava na lista dos criminosos mais procurados da capital, e foi encontrado em uma residência do Bairro da Penha.
De acordo com informações da TV Tribuna/Band, o suspeito teria assumido a liderança do grupo Primeiro Comando de Vitória, que governa o tráfico de drogas na região, após a prisão de um dos seus principais líderes, conhecido como Marujo, em março de 2024. As investigações mostraram ainda que o suspeito possui vínculo de extrema confiança com Marujo.
A prisão ocorreu durante uma operação conjunta entre o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), do Ministério Público, e da Polícia Militar. Os agentes localizaram o suspeito e se encaminharam até a residência apontada como dele para cumprir um mandato de prisão expedido pela justiça.
Jonathas 'Pavão' já havia sido alvo de outra operação, chamada Caça Fantasma, realizada em 2023, que buscou identificar envolvidos com o tráfico de drogas na Grande Vitória. Na época, o suspeito não foi localizado e seguia sendo procurado.
Pavão foi encaminhado até a Delegacia Regional de Vitória e, após os procedimentos legais, será encaminhado ao sistema prisional.
Operação Alicerce
A prisão do suspeito faz parte da Operação Alicerce, investigação foi instaurada pelo GAECO/MPES para identificar ações criminosas atribuídas a integrantes da facção autointitulada Primeiro Comando de Vitória (PCV), que atuam de forma organizada e contínua, planejando e executando delitos, especialmente o tráfico de entorpecentes e crimes correlatos, em toda a Região Metropolitana da Grande Vitória.
Durante a operação, ainda, foram cumpridos outros oito mandados de busca e apreensão nos municípios de Vitória e Vila Velha.
A deflagração da operação contou com a participação de Policiais Militares da Diretoria de Inteligência (DINT), do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES, do Batalhão de Ações com Cães (BAC), do 4º Batalhão e do 1º Batalhão da Polícia Militar, que atuaram nas ações de busca e apreensão de objetos.
As investigações seguem sob sigilo judicial.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários