Idoso é investigado por matar gato a pauladas na Serra
CPI de Maus-tratos da Assembleia Legislativa do ES foi acionada

Um idoso de 78 anos está sendo investigado por matar a pauladas um gato no bairro Cidade Continental, na Serra, na tarde desta quarta-feira (15). De acordo com a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) de Maus-tratos contra os Animais da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), testemunhas relataram terem visto o homem lançando um objeto contra o animal, que sofreu lesões na cabeça.
Diante da denúncia, a equipe da CPI esteve no local e constatou indícios claros de maus-tratos. Moradores relataram que o animal era cuidado por toda a vizinhança e que o suspeito teria atirado uma madeira contra o gato.
Segundo o boletim de ocorrência, testemunhas, incluindo uma criança, afirmaram ter visto o momento em que o idoso lançou o objeto contra o animal. As declarações foram confirmadas por imagens de câmeras de segurança da região.
Confrontado pela equipe, o suspeito admitiu ter jogado a madeira no local, mas alegou que não tinha a intenção de atingir o gato.
A Polícia Militar foi acionada e conduziu o idoso à 3ª Delegacia Regional da Serra para prestar depoimento. O corpo do animal foi encaminhado pela equipe da CPI de Maus-tratos ao Hospital Veterinário para a realização de perícia.
A deputada estadual Janete de Sá (PSB), presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito de Maus-Tratos contra os Animais e da Comissão de Proteção e Bem-Estar Animal da Ales, lamentou o episódio e reforçou a necessidade de punição rigorosa para casos de violência contra animais.
“Um gato foi morto a pauladas, o que causou grande revolta na comunidade. Estivemos no local, acionamos a polícia e o suspeito foi conduzido à delegacia. Ele deverá responder pelo crime de maus-tratos. A CPI não descansa na busca por justiça, cadeia para quem maltrata e justiça para os animais”, afirmou a parlamentar.
O caso será acompanhado pela CPI de Maus-Tratos, que atua em todo o Espírito Santo para garantir que crimes de maus-tratos sejam investigados e punidos conforme a Lei Federal nº 9.605/1998, que prevê pena de prisão e multa para quem causar sofrimento ou morte a animais.
Segundo a Polícia Civil, o suspeito foi autuado em flagrante por maus-tratos a animais majorado por ter sido praticado contra um cão ou gato, com aumento de pena em razão da morte do animal decorrente da violência. Ele foi encaminhado ao Centro de Triagem, localizado no Complexo Penitenciário Rodrigo Figueiredo da Rosa.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários