"Homem Pateta": polícia alerta os pais para novo perfil que incentiva o suicídio
Escute essa reportagem
Depois do surgimento da "Baleia Azul" e da "boneca Momo", um novo tipo de perfil surge nas redes sociais para incentivar o suicídio: o Homem Pateta. O alvo principal são crianças e adolescentes, que utilizam a internet - na maioria das vezes - sem controle dos pais ou responsáveis.
O alerta no Brasil foi dado pela Polícia Civil de Santa Catarina, na última semana, depois que perfis com esta imagem foram descobertos no país. O perfil traz o nome de Jonathan Galindo e a foto de um homem com uma máscara de cachorro.
Segundo a polícia, estes perfis trazem mensagens e montagens que assustam os menores com terror e conteúdo que induz ao suicídio. Os perfis tem poucas postagens e as mensagens com "desafios" são enviados por mensagem privada. Após "cumprir" o desafio, a criança ou adolescente ainda era obrigada a enviar mensagens, fotos, vídeos, áudios e até ligação por vídeo chamada. Com esta resposta, o perfil gera desconforto e tenta induzir o suicídio.
No início deste ano, este tipo de desafio era proposto pela boneca Momo, que "aparecia" em vídeos infantis ensinando, passo a passo, como as crianças deveriam fazer para cortar os pulsos.
Já em 2017, o jogo da época era o Baleia Azul, também incentivando a práticas suicídas.
O "Homem Pateta" já circula em outros países desde 2017. Até o momento, não há casos de algum tipo de autoviolência por conta deste desafio.
Comentários