Homem é preso após inteligência artificial detectar invasão em escola no ES
Veja vídeo da ação, que ocorreu em Vitória
Escute essa reportagem
Um homem foi preso em Vitória após uma ferramenta de inteligência artificial detectar que ele invadiu uma escola municipal na tarde deste domingo (05), no bairro Bento Ferreira. De acordo com a guarda, que realizou a prisão, o dispositivo é acoplado em câmeras de monitoramento da corporação.
“A ferramenta, recém instalada no colégio, fez a leitura de movimentação humana dentro do colégio em um horário e dia da semana que não deveria haver ninguém. A Central de Monitoramento da Guarda de Vitória recebeu um aviso da inteligência artificial e os operadores verificaram que se tratava de uma invasão. Logo, uma equipe do patrulhamento foi enviada ao local e deteve o suspeito”, explicou o secretário municipal de Segurança Urbana, Amarílio Boni.
O suspeito foi contido e preso pelos agendas na Escola Municipal Aristóbulo Barbosa Leão. Toda a ação foi registrada pelas câmeras e disponibilizadas pela corporação. “O suspeito foi flagrado danificando um aparelho de ar-condicionado para extrair peças de cobre. O material já havia sido colocado em uma mochila marrom, onde também foram encontrados uma marreta, uma serra e uma faca”, disse Piumbini, coordenadora da Gerência de Proteção Comunitária (GPC) da Guarda de Vitória.
Ainda de acordo com a corporação, o criminoso apresentou um nome falso para os guardas. Com o nome verdadeiro em mãos, a equipe descobriu que o detido já possuía cinco passagens criminais pelos crimes de furto, uma por roubo e uma por lesão corporal. Ele foi encaminhado à Delegacia Regional de Vitória.
Entenda como funciona a ferramenta
A Guarda Civil Municipal de Vitória utiliza inteligência artificial junto às câmeras de monitoramento da cidade desde o ano de 2024. Segundo a corporação, a ferramenta é capaz de captar comportamentos atípicos, de veículos ou de pessoas — como, por exemplo, detectar colisões e veículos quebrados em ruas e avenidas.
Atualmente, o software está acoplado em 104 câmeras distribuídas pelas nove regiões administrativas da Capital. O recurso é gerenciado pela Central de Monitoramento da Guarda de Vitória, que também é responsável pelo total de 1118 câmeras na cidade.
Comentários