X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Guardas de Cachoeiro recebem armas de volta

| 12/02/2020 21:36 h

A novela do desarmamento da Guarda Municipal de Cachoeiro de Itapemirim está em seus capítulos finais. Depois de quase 12 anos entre liberações e recolhimentos das armas, os agentes da lei vão ter seus equipamentos de volta no dia 20.

A devolução das armas foi autorizada pela Justiça no início do mês após a Guarda Municipal concluir curso de formação da Academia de Polícia Civil (Acadepol) de 550 horas de carga horária, com aulas teóricas, práticas, testes físicos e psicológicos.

Guardas terão armas de volta
Guardas terão armas de volta |  Foto: Divulgação
“O retorno do porte de armas para os agentes é uma conquista histórica para o município”, afirmou o secretário municipal de Segurança, Ruy Guedes.

“A volta do armamento para os guardas sempre foi tratado como prioridade desde o início da gestão”, garantiu o prefeito Victor Coelho.

Durante a cerimônia de entrega, a partir de 9 horas, no Sest Senat, também serão entregues as carteiras de porte funcional de arma de fogo aos guardas que cumpriram os requisitos do curso de formação.

O problema das armas se arrasta desde 2007. Na ocasião o Ministério Público entrou com ação civil alegando irregularidades e pedindo o desarmamento dos agentes. A Guarda perdeu as armas, mas conseguiu reverter judicialmente a medida.

Em 2016, os agentes perderam as armas novamente, mas tiveram autorização para utilizá-las durante greve da PM em fevereiro de 2017. No entanto, em maio precisaram entregar as armas mais uma vez.

A prefeitura deu início em 2017 às ações para atender exigências do Ministério Público, como o curso de formação e ainda a criação de ouvidoria e corregedoria.

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS