X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Polícia

Guardas de Cachoeiro recebem armas de volta


A novela do desarmamento da Guarda Municipal de Cachoeiro de Itapemirim está em seus capítulos finais. Depois de quase 12 anos entre liberações e recolhimentos das armas, os agentes da lei vão ter seus equipamentos de volta no dia 20.

A devolução das armas foi autorizada pela Justiça no início do mês após a Guarda Municipal concluir curso de formação da Academia de Polícia Civil (Acadepol) de 550 horas de carga horária, com aulas teóricas, práticas, testes físicos e psicológicos.

Imagem ilustrativa da imagem Guardas de Cachoeiro recebem armas de volta
Guardas terão armas de volta |  Foto: Divulgação

“O retorno do porte de armas para os agentes é uma conquista histórica para o município”, afirmou o secretário municipal de Segurança, Ruy Guedes.

“A volta do armamento para os guardas sempre foi tratado como prioridade desde o início da gestão”, garantiu o prefeito Victor Coelho.

Durante a cerimônia de entrega, a partir de 9 horas, no Sest Senat, também serão entregues as carteiras de porte funcional de arma de fogo aos guardas que cumpriram os requisitos do curso de formação.

O problema das armas se arrasta desde 2007. Na ocasião o Ministério Público entrou com ação civil alegando irregularidades e pedindo o desarmamento dos agentes. A Guarda perdeu as armas, mas conseguiu reverter judicialmente a medida.

Em 2016, os agentes perderam as armas novamente, mas tiveram autorização para utilizá-las durante greve da PM em fevereiro de 2017. No entanto, em maio precisaram entregar as armas mais uma vez.

A prefeitura deu início em 2017 às ações para atender exigências do Ministério Público, como o curso de formação e ainda a criação de ouvidoria e corregedoria.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: