X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Polícia

Guarda de Vila Velha evita roubo e prende dois em ponto de ônibus em Vitória


Imagem ilustrativa da imagem Guarda de Vila Velha evita roubo e prende dois em ponto de ônibus em Vitória
Apreensão feita pela Guarda Municipal |  Foto: Divulgação

Um agente da Guarda Municipal de Vila Velha evitou um roubo na manhã de segunda-feira (13), em Vitória. O subinspetor Rusley Medeiros, 30, ia para o trabalho, em Vila Velha, quando percebeu uma ação suspeita na Avenida Américo Buaiz, no sentido Centro da capital.

O agente informou que, ao passar pela via, avistou dois suspeitos em uma moto. Quando ele estava próximo a um ponto de ônibus, que fica depois de um restaurante de uma rede de fast food, ele percebeu a ação criminosa. O rapaz que estava na garupa da moto, sacou uma faca da cintura e anunciou o assalto às pessoas que estavam no ponto de ônibus. Haviam duas mulheres e um homem, segundo Medeiros.

“Eu avistei a motocicleta com dois indivíduos, achei meio suspeito, mas estava indo pro serviço. Depois, eu vi que, no ponto de ônibus, eles diminuíram a velocidade da moto, e eu pensei: “vão assaltar”. Nesse momento, eu também diminui a velocidade da moto, e foi quando eu verifiquei que o garupa tirou a faca da cintura e anunciou o assalto”, detalha o subinspetor.

Ao ver a cena, o agente contou que parou a sua motocicleta e deu a ordem de comando aos suspeitos, que saíram em fuga. Houve uma perseguição por ser cerca de duas quadras dali, na mesma avenida. Os indivíduos pararam a motocicleta em um semáforo, em frente a uma concessionária. E foi quando o agente abordou e deu a voz de prisão aos suspeitos.

Na moto, foi encontrado um simulacro de uma pistola. O agente também recolheu a faca, que foi descartada na via, no momento da perseguição.

“O crime só não se consumou porque a gente interviu. Se nós não tivéssemos agido naquele momento, eles certamente teriam subtraído os pertences das vítimas”, destacou o subinspetor.

Um viatura da Polícia Militar e das guardas municipais de Vitória e Vila Velha também foram acionadas para ajudar na ação. Os militares fizeram a condução dos suspeitos até a 1ª Delegacia Regional de Vitória.

Os suspeitos, que não foram identificados, já têm passagem pela polícia por roubo, furto e tráfico de drogas. A motocicleta usada na ação não tem restrição de roubo ou furto, mas, estava sem chave, e foi deixada na via, em frente à concessionária.

Os suspeitos foram autuados por tentativa de roubo e emprego de arma branca.

Em entrevista, o subinspetor Rusley Medeiros contou como aconteceu a ação. 

Como que ocorreu essa intervenção?

Eu avistei uma motocicleta com dois indivíduos, achei meio suspeito, mas estava indo pro serviço. Depois, eu vi que, no ponto de ônibus, eles diminuíram a velocidade da moto, e eu pensei: “vão assaltar”. Nesse momento, eu também diminui a velocidade da moto, e foi quando eu verifiquei que o garupa tirou a faca da cintura e anunciou o assalto. Naquele mesmo momento, eu já encostei com a minha motocicleta atrás dele e dei a ordem de comando.

Eles montaram na moto de novo e saíram. Eu fui atrás deles, durante duas quadras, e próximo a uma semáforo, eles pararam a motocicleta e eu fiz a abordagem dos dois. Nesse caminho, o garupa jogou a faca no chão.

Ao verificar a moto, eu percebi que havia um simulacro de uma pistola na alça da motocicleta.

E após a apreensão dos conduzidos?

Eu pedi apoio, pela minha central, tanto para a Guarda Municipal de Vitória, quanto para a Guarda Municipal de Vila Velha. Veio uma viatura da Guarda de Vila Velha e da Polícia Militar. A PM conduziu os suspeitos para a delegacia regional de Vitória, junto com a Guarda de Vila Velha.

E as pessoas que estavam no ponto?

As vítimas, acho que, se sentindo se segura por eu estar ali, saíram correndo para um local mais seguro. Eram duas mulheres e um homem.

Você ainda não estava no seu expediente, mas como é agir nessas situações?

O crime só não se consumou porque a gente interviu. Se nós não tivéssemos agido naquele momento, eles certamente teriam subtraído os pertences das vítimas. No trajeto de casa para o trabalho, os agentes de segurança pública eles estão de serviço. Eu moro na Serra e trabalho em Vila Velha, então, a gente está a serviço. Eu também estava uniformizado. Nessa situação, havendo um crime, uma situação de ação e flagrante, a gente tem a obrigação de agir.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: