X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Polícia

Governo do ES inicia devolução de celulares recuperados após envio de mensagens

Na primeira fase, realizada em julho, cerca de 200 aparelhos furtados ou roubados foram recuperados


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Governo do ES inicia devolução de celulares recuperados após envio de mensagens
Nesta etapa, segundo o governo, foram enviadas 502 intimações e cerca de 200 aparelhos foram recuperados |  Foto: Divulgação/SESP

O Governo do Espírito Santo iniciou, nesta quarta-feira (07), a devolução de celulares recuperados na primeira fase do Projeto Recupera — que disparou mensagens para portadores de aparelhos que foram furtados ou roubados no Estado. Nesta etapa, segundo o governo, foram enviadas 502 intimações e cerca de 200 aparelhos foram recuperados.

As mensagens foram enviadas via WhatsApp, neste primeiro momento, para moradores da Grande Vitória. As devoluções, que aconteceram entre os dias 26 e 27 de julho, foram realizadas nas Delegacias Regionais de Vitória e Vila Velha. Ainda de acordo com o Governo do Estado, a primeira fase foi considerada bem sucedida, com aproximadamente 40% das intimações expedidas resultando na devolução.

“Sabemos que o roubo e o furto de celulares são os crimes que mais preocupam, quando falamos em crimes patrimoniais. O Projeto Recupera visa restituir o bem às pessoas que foram lesadas, mas, para além disso, queremos reduzir drasticamente, se não eliminar, este tipo de crime no Espírito Santo. Estamos trabalhando para que o capixaba possa usar seu telefone onde bem entender, sem medo”, disse o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Eugênio Ricas. 

A dona de casa Marilene do Santos foi uma das primeiras contempladas pelo projeto. Em entrevista ao Tribuna Notícias, ela contou que chegou a pensar em jogar o boletim de ocorrência fora, mas, ao saber do projeto, resolveu aguardar e torcer para que recuperasse o seu aparelho. "Eles ligaram, me informaram e eu falei 'graças a Deus que recuperei meu celular'".

Entenda

Os celulares são identificados por meio de tecnologias rastreamento com a colaboração das operadoras de telefonia e de outras autoridades de segurança pública. Caso o novo portador troque o número do telefone, o dispositivo ainda pode ser identificado por meio do IMEI — uma identificação única para cada aparelho que não pode ser alterada.

Após a devolução, os donos legítimos são intimados pelo WhatsApp, no telefone informado no Boletim de Ocorrência. A polícia destaca a importância de que, no boletim, a vítima informe o IMEI do aparelho subtraído e dados para contato, como número de telefone atualizado e endereço.

Projeto Recupera

De acordo com o governo, a iniciativa é permanente e será ampliada para outros municípios nos próximos meses. Cerca de 8 mil aparelhos telefônicos furtados ou roubados já estão identificados em todo o Espírito Santo e serão notificados nas próximas fases.

As mensagens são encaminhadas pelo aplicativo WhatsApp utilizando a linha telefônica (27) 99849-4228, e a foto de perfil é o Brasão da Polícia Civil do Espírito Santo. Quem receber a intimação e não comparecer à Delegacia indicada poderá responder criminalmente.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: