Furto e roubo de celular foi o crime mais cometido durante o Carnaval no ES
Segundo o levantamento com os resultados da Operação Carnaval 2026, foram registrados 252 ocorrências de furto e roubo de celulares
Siga o Tribuna Online no Google
Apesar da queda significativa em registro de ocorrências como homicídio doloso e femicicídio, os crimes de furto e roubo de celulares, durante o período de carnaval, continuam sendo os mais recorrentes no Espírito Santo. A informação foi exposta durante uma coletiva realizada, nesta quinta-feira (19), na Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, com representantes das Forças de Segurança.
Segundo o levantamento com os resultados da Operação Carnaval 2026, foram registrados 252 ocorrências de furto e roubo de celulares, indicando um aumento em relação a operação do ano de 2025, que registrou 233 ocorrências.
De acordo com o Secretário da Sesp, Leonardo Damasceno, o aumento de eventos e fluxo de pessoas, acaba gerando maior aglomeração, o que viabiliza ainda mais a autuação de criminosos de furto e roubo de celulares.
"O maior gargalo da segurança pública é sempre o furto de celular. Em eventos com grande aglomeração de pessoas, é hora do batedor de carteira, hora do ladrão ali tentar roubar o celular. Então o principal registro de ocorrência que nós tivemos no Carnaval foi o furto e roubo de aparelho celular", expôs.
Contudo, o Delegado Geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, afirmou que, no dia 28 de fevereiro, a Polícia Civil irá realizar a Operação Recupera, em que pretende recuperar o grande quantidade de celulares roubados no carnaval. Ele também destacou a importância da cooperação da população na operação.
"Foram 252 celulares furtados. Então quero dizer aqui a todo aquele que achou um celular ou comprou um celular com divergência entre preço e valor, que fez de boa fé, procure a Polícia Civil e quando receber uma notificação para comparecer e entregar o celular, leve-o, porque a boa fé será levada em consideração", destacou.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários