Funcionário da Caixa é afastado por desvio de auxílio emergencial
Fraudes foram descobertas e mandado de busca e apreensão foi cumprido nesta sexta-feira
Escute essa reportagem
Um funcionário da Caixa, de 44 anos, foi afastado após investigações da Polícia Federal e cumprimento de mandados de busca e apreensão, nesta sexta-feira (23). A operação, denominada "Jardim Suspenso", apura crimes de fraude relacionadas ao Auxílio Emergencial.
O mandado foi expedido pela Justiça do Espírito Santo e executado na casa do investigado, na cidade de Indiara, em Goiás. As investigações começaram após a prisão de outro funcionário da Caixa, de uma agência na Enseada do Suá, em Vitória. Ele é suspeito de inserir dados falsos em sistemas de informações e desviar valores do Auxílio Emergencial, recebendo porcentagens das quantias desviadas como remuneração pelos serviços ilícitos.
Durante as apurações, foi identificado que uma mulher do estado do Pará recrutava funcionários da Caixa para participar do esquema criminoso por meio de redes sociais e aplicativos de mensagens.
Além de ter as funções públicas suspensas, o funcionário investigado poderá responder pelos crimes de peculato e inserção de dados falsos em sistema. As penas podem chegar a 12 anos de prisão e multa para cada delito.
Comentários