X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Fios de semáforos viram alvo de furtos em Vitória

Os efeitos, com um nó no trânsito, são vistos ao amanhecer

Vinícius Guidoni | 11/02/2022 11:49 h

Semáforo com defeito na avenida Saturnino de Brito, após roubo de fios
Semáforo com defeito na avenida Saturnino de Brito, após roubo de fios |  Foto: Douglas Schneider/AT
 

A vontade de cometer furtos de fios de cobre parece não ter fim por parte dos criminosos. Se antes já era comum esse tipo de crime com fiações de iluminação pública, agora o novo alvo são os semáforos.  

Os furtos acontecem geralmente durante a madrugada, mas os efeitos são vistos apenas ao amanhecer, quando o trânsito fica sem orientação dos sinais, aumentando o risco de acidentes. 

Um desses episódios aconteceu na madrugada desta quinta (10). A ocorrência foi registrada na avenida Saturnino de Brito, na Praia do Canto, na altura de uma tradicional rede de fast-food. 

O secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano, disse que o fio de cobre tem valor de mercado, o que atrai criminosos. Além disso, como as fiações de iluminação tiveram reforço na segurança, os fios de semáforos se tornaram alvos mais fáceis. 

“O cobre tem valor internacional e o preço subiu e, por isso, os criminosos acabam cometendo esse tipo de furto. Nos semáforos, temos alguns complicadores. A condução do cobre é melhor do que a do alumínio. Então, para fazer os controladores dos sinais, é mais difícil com o alumínio”, disse.   

“Na iluminação, já substituímos o cobre por alumínio. Concretamos a caixa de passagem e isso dificultou muito a ação de bandidos”, completou Alex Mariano.

Em Vitória, apenas este ano, foram registradas oito ocorrências de furtos de fios de cobre em sinais. Em Vila Velha, a prefeitura não informou quantos casos aconteceram este ano, mas disse que foram furtados e substituídos 100 metros de fiação em janeiro e na primeira semana deste mês.

Na Serra, a prefeitura informou que tem posicionado os cabos próximo aos semáforos, de forma mais elevada, o que dificulta o acesso e possíveis furtos. Outra medida é enterrar os cabos com um envelopamento por concreto.

Cariacica está realizando a troca por fios de alumínio em pontos de grande movimentação, além de realizar cabeamento aéreo em postes de iluminação pública.

A Polícia Militar disse que, além do policiamento ostensivo, também realiza abordagens a pessoas suspeitas em toda a Grande Vitória para inibir qualquer tipo de crime.

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em nosso grupo do Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS