X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Polícia

Eugênio Ricas deixa Secretaria de Segurança Pública do ES e vai para Interpol

Secretaria de Estado da Segurança Publica vai ter novo secretário a partir desta terça-feira (13)


Imagem ilustrativa da imagem Eugênio Ricas deixa Secretaria de Segurança Pública do ES e vai para Interpol
Eugênio Ricas vai fazer parte da Interpol |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

O secretário estadual de Segurança Pública, Eugênio Ricas, aceitou convite para fazer parte da Interpol (a polícia internacional) e vai deixar o comando da Sesp. A partir desta terça-feira (13), a pasta passa a ser gerida pelo subsecretário de Inteligência, Leonardo Damasceno. 

A mudança no comando foi anunciada pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, em transmissão ao vivo pelas redes sociais, na manhã desta segunda-feira (12). Ricas e Damasceno também participaram da live que foi realizada no gabinete do chefe do Executivo, no Palácio Anchieta.

"O secretário Eugênio Ricas recebeu convite do secretário-geral da Interpol Valdecy Urquiza para colaborar, ser um assessor do trabalho em Lyon, na França. É uma oportunidade profissional muito grande e o secretário Eugênio aceitou cumprir essa tarefa como delegado federal que é. Então, o secretário Eugênio a partir de amanhã, terça-feira (13), não estará mais respondendo pela Secretaria de Segurança Pública. Quero prestar os meus agradecimentos ao secretário que, até aqui, colaborou conosco e vai continuar colaborando mesmo estando na Interpol. Obrigado pela dedicação e pelos resultados que conquistamos nos últimos meses com você a frente da secretaria", afirmou Casagrande.

Atual subsecretário de Inteligência, Leonardo Damasceno assume a função nesta terça-feira. "Damasceno já conhece a Secretaria de Segurança e, com certeza, vai dar sequência e aperfeiçoar o trabalho que estamos fazendo na secretaria", disse o governador. 

Ricas agradeceu ao governador pelo trabalho nos seis meses em que fez parte do secretariado de Casagrande. "Quero desejar muito sucesso ao doutor Damasceno, que é um delegado federal com mais de 21 anos de experiência e que conhece profundamente o Espírito Santo. Está aqui desde o início de sua carreira. Temos um modelo de governança muito bem estruturado que é o programa Estado Presente. Essa é a missão do doutor Damasceno, que é continuar com Estado Presente, sob a liderança do governador Renato Casagrande, obtendo bons índices e trazendo segurança para sociedade capixaba", afirmou.

Leonardo Damasceno agradeceu ao governador pela oportunidade de chefiar a pasta da Segurança estadual e garantiu que vai dar continuidade ao trabalho de Ricas. "Para mim, é uma alegria não só profissional, mas também pessoal, pegar uma secretaria que está totalmente estruturada e bem organizada. É um desafio muito grande suceder o doutor Eugênio Ricas, mas ele deixou um caminho estruturado para ser trilhado e é isso que vamos fazer", disse.

Imagem ilustrativa da imagem Eugênio Ricas deixa Secretaria de Segurança Pública do ES e vai para Interpol
Leonardo Damasceno, Renato Casagrande e Eugênio Ricas |  Foto: Divulgação / Governo do ES

PERFIL DO NOVO SECRETÁRIO

Leonardo Geraldo Baeta Damasceno, natural de Belo Horizonte/MG, é Delegado de Polícia Federal, Bacharel em Direito pela UFMG em 2000, pós-graduado em Direito Público e Processual Público em 2005 e em Ciências Penais em 2008.

Ao longo da carreira exerceu diversas chefias e encargos na Polícia Federal no Espírito Santo, sendo os mais recentes os seguintes: chefe do Núcleo de Inteligência Policial, chefe do Núcleo de Polícia Marítima, coordenador do Grupo de Repressão a Crimes Financeiros, chefe da Delegacia de Repressão a Drogas, chefe da Delegacia Regional de Combate ao Crime Organizado, coordenador da Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis, chefe da Delegacia Regional Executiva e Superintendente Regional da PF/ES interino.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: