ES tem mais de 9 mil criminosos fora da cadeia
Entre eles, há 1.185 foragidos, envolvidos em crimes como ordens de ataques a ônibus, assassinatos, torturas e tráfico de drogas
Escute essa reportagem
O Estado tem 9.823 pessoas fora da cadeia, sendo que 1.185 estão na condição de foragidos do sistema prisional e 8.638 possuem mandados de prisão em aberto, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de janeiro até 26 de maio deste ano.
Enquanto mais de 9 mil pessoas estão fora da cadeia, o Estado também tem mais de 8.659 presos além da capacidade. Com capacidade total de 13.963, atualmente o Espírito Santo possui uma população carcerária de 22.622 pessoas.
Os dados do CNJ ainda apontam que o Brasil conta com 335.297 mandados de prisão em aberto atualmente. O número do déficit de vagas do sistema prisional, calculado pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), em contrapartida, é de 191.799.
No Estado, entre os 9.823 que estão fora da cadeia, há criminosos envolvidos em assassinatos, tráfico de drogas, ordens de ataques a ônibus e carros de imprensa, roubos, ameaças e torturas.
O histórico dos criminosos é diverso, mas a Polícia Civil listou alguns dos indivíduos apontados como os mais perigosos do Estado, levando em consideração a posição que ocupam no grau hierárquico do tráfico, a quantidade de homicídios cometidos e a forma como ordenam assassinatos.
A pedido de A Tribuna, a Polícia Civil atualizou a lista com as principais informações dos integrantes das maiores facções do País, com forte liderança no Estado e que permanecem soltos.
O criminoso que lidera a lista é Fernando Morais Pimenta, conhecido como Marujo. No site do CNJ, ele tem sete mandados de prisão em aberto, sendo a maioria por envolvimento em homicídios.
O superintendente de Polícia Especializada (SPE), delegado Romualdo Gianordoli, ressaltou que todos da lista respondem por homicídios, são lideranças do tráfico e são de alta periculosidade.
“Prender esses criminosos não é uma tarefa fácil. Eles ficam no alto dos morros e tem aliados, como olheiros e até moradores que acobertam para ajudá-los quando a polícia aparece. Há uma dificuldade geográfica que exige grande condicionamento físico para subir centenas de degraus e vielas”, disse.
Informações sobre os procurados podem ser passadas de forma anônima pelo número 181 ou pelo site disquedenuncia181.es.gov.br/.
Assassina de 52 anos na lista
De acordo com o delegado Ricardo Almeida, chefe do Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), na lista dos 115 nomes disponíveis no site dos procurados do Estado, apenas três são mulheres.
Entre as mulheres, a mais velha é Elis Regina da Rocha Fernandes, de 52 anos, procurada por homicídio. Além dela, Jessica Batista de Souza, de 28 anos, e Sayonara Moreira Silva, de 35 anos, também estão na lista.
“Elis Regina da Rocha Fernandes é foragida por um homicídio ocorrido em Santa Maria de Jetibá. Ela foi condenada a 14 anos de prisão e já responde por outro homicídio”, destacou o delegado Ricardo Almeida.
Já o doutorando em Ciências Sociais e mestre em Segurança Pública, Rusley Medeiros, acredita que o fenômeno criminal e da violência tem diversos fatores.
“A atuação majoritariamente masculina no crime é, também, um reflexo social. A atuação masculina em espaços de poder, inclusive no crime, é atribuída pela dominação masculina no contexto e cultura social. A prática criminal feminina ainda está enraizada em um processo de atuação secundária, principalmente aqui no Espírito Santo”, completou Rusley.
Ainda segundo ele, a atuação no tráfico de drogas e nos crimes violentos são, ainda, dominados pelo homem, atribuindo, ainda hoje, uma atuação da mulher em crimes relacionados ao gênero, como infanticídio e crimes como tráfico de drogas, não na condição específica e dominante, mas como as chamadas “mulas”. Ou seja, quem tem a função de transportar as drogas.
Procurados
1 Marujo - Fernando Moraes Pereira Pimenta, de 40 anos, é chefe do tráfico no Bairro da Penha, em Vitória.
2 Luan Vera - Luan Gomes Faria, de 31 anos, é envolvido em ataques na Piedade, Romão e outros locais da capital.
3 Maycon Rocha - Conhecido como Meteoro, de 34 anos, é chefe do bairro Alagoano, Vitória, e o nº 1 do PCC no Estado.
4 Terceirão - Willian Zanoli, de 36 anos, é chefe do tráfico em Dom João Batista, Vila Velha, e em Santa Monica, Guarapari.
5 Robert Dias Lino - Chefe do tráfico em Jardim Carapina, na Serra. Autor de uma chacina com quatro vítimas.
6 Zé Maria - José Maria de Araújo é chefe do tráfico em Santa Rosa, Cariacica. Autor de cinco homicídios.
7 Menor Erick - Erick de Almeida Bastos está envolvido no tiroteio que deixou três mortos e dois feridos em Flexal, Cariacica.
8 Elis Regina - Elis Regina da Rocha Fernandes, de 52 anos, está foragida por homicídio em Santa Maria de Jetibá.
9 Jéssica batista - Jéssica Batista de Souza, de 28 anos, está sendo procurada por tráfico de drogas desde 2019.
10 Sayonara Moreira - Sayonara Moreira Silva, de 35 anos, está sendo procurada desde 2013 por tráfico de drogas.
Leia mais
Segurança é morto a tiros em show na região do Caparaó
Motorista morre preso às ferragens após caminhão tombar em rodovia no ES
"Fiz massagem cardíaca para reanimá-la", diz tia de bebê que caiu de prédio
Comentários