Empresa capixaba é alvo de operação da PF contra contrabando de vinhos da Argentina
Durante a ação, foram apreendidos celulares e documentos relacionados à investigação
Escute essa reportagem
Uma transportadora capixaba é alvo da Polícia Federal em uma operação que investiga o contrabando de vinhos provenientes da Argentina. A Operação Filoxera foi deflagrada na manhã de quarta-feira (26).
De acordo com a PF, foram cumpridos mandados de busca a apreensão em Cariacica e Viana, no endereço residencial do responsável pelo comércio dos vinhos e da transportadora. Durante a ação, foram apreendidos celulares e documentos relacionados à investigação.
As investigações apontam que os vinhos comercializados no Espírito Santo eram adquiridos na Argentina e encaminhados para Foz do Iguaçu, de onde seguiam para São Paulo, onde a transportadora capixaba recebia a mercadoria e destinava os produtos ao Espírito Santo, com notas fiscais falsas para "dar aparência de legitimidade às mercadorias".
O comércio era realizado pelo Instagram e por grupos de WhatsApp. Os produtos eram comercializados sem a autorização do Ministério da Agricultura, sem selo de controle da Receita Federal e sem rótulos nacionais.
A pena para o crime de contrabando é de um a quatro anos de reclusão e multa.
Comentários