Duas pessoas desaparecidas são encontradas por meio de Reconhecimento Facial no ES
Projeto de Reconhecimento Facial do Governo do Estado tem permitido localizar pessoas registradas como desaparecidas e indivíduos foragidos da Justiça
Duas pessoas registradas como desaparecidas foram encontradas, no mês de agosto, por meio de câmeras de reconhecimento facial instaladas pelo Governo do Estado em Terminais e coletivos na Grande Vitória.
A tecnologia permitiu encontrar um homem, 42 anos, que estava desaparecido desde dezembro de 2024, em um ônibus do Sistema Transcol. Segundo a Delegacia Especializada de Pessoas Desaparecidas, o irmão do homem havia registrado um Boletim de Ocorrência relatando que não tinha notícias e não conseguia encontrar em contato com ele.
O segundo homem, 43 anos, reconhecido em um Terminal do Sistema Transcol, estava desaparecido desde o dia 10 de agosto, quando saiu de casa, em Vitória, e não voltou mais, nem compareceu ao trabalho, deixando os familiares sem notícias.
As informações e fotografias registradas nos Boletins de Ocorrência sobre as duas pessoas desaparecidas foram inseridas na base de dados do Sistema de Reconhecimento Facial, o que facilitou as buscas.
De acordo com o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, essa pe uma ferramenta importante para cooperar com famílias que sofrem com o desaparecimento de seus entes.
“Demos respostas a duas famílias que ansiavam por notícias de seus entes, encerramos a angústia dessas pessoas e concluídos dois Inquéritos Policiais. Estes são apenas os primeiros de muitos casos de desaparecimento que vamos solucionar com o uso da tecnologia, que é um investimento do Governo do Estado no escopo do Programa Estado Presente em Defesa da Vida”, afirmou o secretário.
O titular da Delegacia Especializada de Pessoas Desaparecidas (DEPD), delegado Luiz Gustavo Ximenes, destacou que o uso da tecnologia para auxiliar na resolução de desaparecimentos representa um salto significativo na capacidade de resposta.
Sobre o Projeto de Reconhecimento Facial
As câmeras com recurso de reconhecimento facial, que teve seu Projeto-Piloto lançado em 2024, tiveram suas instalações ampliadas neste ano de 2025, sendo espalhadas pela Grande Vitória, em locais e prédios públicos, bem como foram instaladas em 10 terminais do Sistema Transcol e em 500 ônibus da empresa.
O recurso já viabilizou a apreensão de 374 criminosos procurados pela Justiça, tanto do Espírito Santo quanto de outros Estados.
A partir deste mês de setembro, o Projeto de Reconhecimento Facial passa a funcionar, também, por meio das câmeras instaladas nos Totens de Segurança do Estado, o que vai possibilitar identificar ainda mais pessoas cadastradas como desaparecidas e indivíduos com mandados de prisão em aberto.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários