X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Polícia

Disputa no tráfico de drogas motivou morte em festa na Serra, diz polícia

Mateus Arariba Rangel de Oliveira foi morto na festa de São Benedito e três pessoas foram baleadas. Criminosos foram preso menos de 24 horas depois


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Disputa no tráfico de drogas motivou morte em festa na Serra, diz polícia
|  Foto: Reprodução videomonitoramento

A disputa entre gangues rivais do tráfico de drogas motivou o assassinato de Mateus Arariba Rangel de Oliveira, 20 anos. Ele foi morto a tiros, na noite do último domingo (15), durante a abertura da festa de São Benedito, em Serra Sede. Outras três pessoas ficaram feridas após serem atingidas por balas perdidas.

Dois suspeitos foram presos na segunda-feira (16), menos de 24 horas depois do crime: Júnior Silva de Sousa, de 26 anos, apontado pela polícia como o autor dos disparos, e Endley de Souza Marciel, 19 anos, que, segundo as investigações, emprestou a arma usada no crime e levou o atirador até a vítima.

De acordo com a polícia, os dois têm envolvimento com o tráfico de drogas no bairro São Marcos, na Serra, cuja facção é rival da que atua no bairro Cascata, da qual Mateus fazia parte.

O crime foi registrado por câmeras de videomonitoramento, que mostram a correria entre os frequentadores do evento e, em seguida, a vítima estendida no chão.

"Eles planejaram esse homicídio naquele mesmo dia, pois obtiveram informações de que o Mateus estaria também nessa festa com alguns colegas. Então o Endley emprestou uma arma de fogo de 9 milímetros para o Júnior. Os dois chegaram juntos à festa, e é possível observar nas imagens o Endley de camisa preta e boné branco e o Júnior de camisa branca e boné branco. O Endley foi responsável, além de emprestar a arma de fogo, por levar o Júnior até a localização do alvo, que era o Mateus", disse o adjunto da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Serra, delegado Pedro Henrique.

O delegado destacou ainda que Júnior não se importou com a grande quantidade de pessoas presentes no evento e, ainda assim, decidiu acertar as contas com o rival. Além de Mateus, foram baleados um músico, que tocava na banda que se apresentava na festa, e um casal, que prestigiava o evento.

"É possível observar, por meio das câmeras de videomonitoramento, que uma jovem, que foi atingida, tem que pular por cima do Mateus, que já está caído no chão após receber os disparos de arma de fogo. Nesse momento, ela é atingida duas vezes em sua perna. Ou seja, ela ficou entre o atirador e o alvo, demonstrando que o Júnior não tinha qualquer responsabilidade com a vida daquela moça. E, ao lado dela, estava o seu marido, que também foi atingido nas pernas, e o músico, que estava um pouco mais à frente e foi atingido também nas suas pernas", frisou Pedro Henrique.

Imagem ilustrativa da imagem Disputa no tráfico de drogas motivou morte em festa na Serra, diz polícia
Júnior (esquerda) e Endley foram presos na segunda-feira, menos de 24 horas depois do crime |  Foto: Divulgação / PCES

Atirador alega que cometeu o crime por vingança

Júnior foi preso enquanto estava no trabalho. Segundo a polícia, ele confessou ter atirado na vítima, alegando que Mateus já teria tentado matá-lo em outra ocasião. No entanto, a polícia não encontrou nenhum registro de tentativa de homicídio de Mateus contra Júnior.

Já Endley foi preso em casa, no bairro São Marcos II, e também confessou participação no crime, de acordo com a polícia. Com ele, os policiais encontraram ainda uma grande quantidade de droga, um carregador de arma de fogo e uma balança de precisão.

Imagem ilustrativa da imagem Disputa no tráfico de drogas motivou morte em festa na Serra, diz polícia
Mateus foi morto a tiros durante a Festa de São Benedito, em Serra Sede, na noite de domingo |  Foto: Reprodução / TV Tribuna

Júnior foi autuado em flagrante por homicídio e tripla tentativa de homicídio, ambos qualificados por motivo torpe, impossibilidade de defesa das vítimas e uso de arma de uso restrito. Ele já tinha passagens pela Justiça por tráfico de drogas.

Já Endley responderá pelos mesmo crimes, além de tráfico de drogas, devido aos entorpecentes encontrados com ele. O suspeito, segundo a polícia, teve passagens pela Justiça quando era menor e ainda é atuante no tráfico de drogas no bairro São Marcos.

Assassinato na festa de São Benedito em 2022

Durante a coletiva de imprensa que deu detalhes sobre o crime ocorrido no último domingo, a Polícia Civil também falou sobre a conclusão do inquérito de um outro crime, também ocorrido durante os festejos de São Benedito, porém em 2022.

Na ocasião, o pintor Bruno Lourenço Schreder, de 32 anos, foi assassinado no encerramento da festa, ocorrido no dia 27 de dezembro daquele ano. Outras duas pessoas que estavam no local também foram baleadas.

O autor do crime, segundo as investigações, foi Vitor dos Santos Batista, mais conhecido como "Baianinho", de 25 anos. Ele foi preso neste ano.

"Ele confessou o crime com riqueza de detalhes, foi autuado por homicídio qualificado, pelo motivo fútil e emprego de arma de fogo de uso restrito, e também por furto e por tentativa de homicídio com as mesma qualificadoras. Ele já é réu em ação penal e se encontra preso preventivamente, à disposição da Justiça", destacou o chefe da DHPP da Serra, delegado Rodrigo Sandi Mori.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: