“Deus me usou como instrumento”, diz veterinário que socorreu sargento baleado
Guilherme Brêtas passava no momento em que PM tinha sido baleado durante assalto em Itapuã, Vila Velha
Escute essa reportagem

“Deus pode me usar como instrumento para salvá-lo. Na hora que vi ele naquele estado, eu usei do que tinha para tentar salvá-lo,” comentou o médico veterinário Guilherme Brêtas após ter socorrido um sargento da Polícia Militar, de 49 anos, baleado durante um assalto, nesta segunda-feira, 16, em Itapuã, Vila Velha.
O crime aconteceu na avenida Resplendor, por volta das 6h30. De acordo com testemunhas, ele voltava de uma caminhada na praia quando encontrou com a mulher, que saía da academia, e ambos seguiam a caminho de casa.
Alguns segundos depois de entrar na avenida, um homem em uma bicicleta seguiu o casal. A arma do bandido estava na cesta da bicicleta.
O bandido anunciou o assalto e apontou a arma para o peito do policial, que, segundo testemunhas, tentou segurá-la e abaixá-la. Nesse momento, o homem atirou, atingindo a perna da vítima, e fugiu.
O que o criminoso queria do policial era um cordão de ouro, que estava em seu pescoço. Para investigadores da Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa, o homem já vinha seguindo o militar enquanto ele caminhava na praia, com o intuito de roubar o cordão.
Ao ver o policial em uma rua com pouco movimento, executou a ação. No entanto, o bandido não conseguiu levar o cordão.

Após o tiro, a companheira da vítima correu e gritou por socorro a outros moradores que passavam na região. O policial também andou alguns metros até cair próximo de um poste. O médico veterinário, que voltava da academia, viu o militar caído e o socorreu.
“Ele estava desesperado e já quase desfalecendo, com muita perda de sangue. Ele já chegou pedindo socorro. A primeira coisa que fiz foi deitá-lo e acalmá-lo, vi que tinha uma entrada de bala e tinha uma hemorragia, então eu tirei a minha camisa e apliquei como torniquete na região da virilha”, contou Guilherme Brêtas.
O Samu foi acionado e o policial foi encaminhado para o Hospital de Urgência e Emergência de Vitória. Segundo informações de policiais, ele passou por cirurgia ainda na manhã desta segunda, 16, e seu estado era estável.
Câmeras de videomonitoramento flagraram toda a ação dos criminosos e as imagens vão servir como provas para que a polícia busque o acusado. A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga o caso.
Comentários