X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Polícia

Detentos que fugiram do presídio de Xuri eram condenados por homicídio e roubo

As buscas pelos foragidos continuam e contam com o reforço de policiais penais, Polícia Militar e Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer)


Ouvir

Escute essa reportagem

Os detentos que fugiram na madrugada desta quinta-feira (16) do presídio de Xuri, em Vila Velha, eram condenados pelos crimes de homicídio, roubo e tráfico de drogas. Segundo a Secretaria de Segurança do Estado (Sejus), eles saíram por uma abertura de ventilação na cela onde estavam alojados.

Ainda de acordo com a Sejus, três servidores foram afastados das funções após diligências realizadas nesta quinta-feira (16). A Corregedoria da pasta acompanha a ocorrência de fuga envolvendo  oito detentos da Penitenciária Estadual de Vila Velha 1, no complexo de Xuri, em Vila Velha.

As diligências realizadas apontam falhas de procedimentos operacionais. A Sejus irá pedir a instauração de inquérito junto à Polícia Civil e o auxílio do Ministério Público para apurar o ocorrido. A Secretaria ressalta que, embora a unidade esteja com déficit de vagas, havia  quantitativo suficiente de servidores para garantir a segurança da unidade prisional.

Imagem ilustrativa da imagem Detentos que fugiram do presídio de Xuri eram condenados por homicídio e roubo
|  Foto: Penitenciária Estadual de Vila Velha Complexo Xuri Foto: Antônio Moreira/AT

A fuga foi constatada no momento da contagem de internos nas galerias e teria ocorrido pela abertura de ventilação da cela onde os detentos estavam alojados.

As buscas pelos foragidos continuam e contam com o reforço de policiais penais, Polícia Militar e Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer). Até o momento, não houve recaptura.

A fuga foi descoberta no momento da contagem de internos nas galerias. De acordo com a secretaria, assim que tomou ciência do ocorrido, o Ciodes e as autoridades competentes foram imediatamente comunicados.

"Policiais penais atuam nas áreas de entorno do complexo na tentativa de capturar os foragidos. A Sejus ressalta que a Corregedoria da pasta acompanha o caso e uma apuração minuciosa vai investigar as circunstâncias da fuga", destacou em nota. 

A Sejus não divulgou os nomes completos dos fugitivos, apenas as iniciais. Na lista dos internos que escaparam do presídio estão internos que estavam presos pelos crimes de homicídio e roubo.

Veja a lista dos fugitivos divulgada pela Sejus

  1. A. B. - Estava no sistema desde dezembro de 2013, pelos crimes nos artigos 33; 35; 121 e 157 do CP. Também no artigo 16 da Lei 10.826/03.
  2. G. C. de S. D. - Estava no sistema desde novembro de 2014, pelos crimes nos Artigos 121 do CP e 14 da Lei 10.826/03
  3. H. F. B. - Estava no sistema desde de julho de 2020, pelo crime no artigo 33 do CP.
  4. J. P. dos S. - Estava no sistema desde novembro de 2016, pelo crimes nos artigos 157, 151 e 121 do CP. Também nos artigos 33 e 35 da Lei 11.343/06.
  5. J. C. D. S. - Estava no sistema desde dezembro de 2015, pelo crime no artigo 121 do CP.
  6. M. S. F. - Estava no sistema desde março de 2016, pelos crimes nos artigos 33, 121 do CP. Também no artigo 44 da Lei 9605/98.
  7. W. F. G. - Estava no sistema desde julho de 2017, pelos crimes nos artigos 33, 157, 121 do CP.
  8. W. S. da C. - Estava no sistema desde fevereiro de 2016, pelos crimes nos artigos 16 da Lei 10.826/03 e 33 do CP.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: