Cerco Inteligente recuperou 2.536 veículos só este ano no ES
Sistema conta com mais de 1.400 câmeras equipadas com leitor de placas e conectadas ao Núcleo de Intervenções Rápidas
O Cerco Inteligente foi o responsável pela recuperação de 2.536 veículos este ano. O programa é um sistema integrado de monitoramento e combate aos crimes de trânsito, ambientais, fiscais e de segurança pública.
Para somar a esta tecnologia, em 15 dias, 300 câmeras instaladas em viaturas da PM entram em operação, para identificar carros furtados ou roubados, com licenciamento vencido, entre outros. O serviço vai funcionar, inicialmente, na Grande Vitória.
“Já temos o nosso Cerco Inteligente e agora vamos ter um Cerco Inteligente Móvel, no qual as viaturas poderão analisar placas e verificar furto e roubo de veículos”, afirmou o governador do Estado, Renato Casagrande, em entrevista à reportagem, na segunda-feira.
De acordo com o coordenador do Núcleo de Intervenções Rápidas (NIR) do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), coronel Leandro Menezes, os resultados desestimulam a criminalidade.
“Não se trata apenas da recuperação de veículos, melhor é desestimular o criminoso, por saber que ele pode ser identificado em via pública, quando estiver em circulação”, afirmou.
O coronel Leandro Menezes explica que são mais de 1.400 câmeras com leitores de placas em todo o Estado.
Ele observa que o NIR trabalha inicialmente com o acionamento que a vítima faz para o Ciodes-190, informando o furto ou roubo do veículo e os dados.
Assim que há o acionamento, imediatamente, a placa do veículo passa a ser monitorada pelo Cerco Inteligente.
“A informação fica em uma lista de prioridade por três dias, com o objetivo de prender o criminoso, o mais rápido e, se possível, em flagrante. Assim que a vítima registra a ocorrência na Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), fica permanentemente no banco de dados, até que seja recuperado”, disse.
Segundo o coronel, está em estudo a possibilidade de acrescentar a mesma ferramenta das câmeras instaladas nas 300 viaturas aos ônibus do Sistema Transcol, ampliando a possibilidade de flagrar veículos que possuem alguma irregularidade.
SAIBA MAIS
Dados
> Este ano, 4.005 veículos foram roubados (2.834) ou furtados (1.171), no Estado, segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp).
> Desse total, 2.536 foram recuperados por meio do Cerco Inteligente.
> O número representa 63,32% de recuperação de veículos roubados ou furtados.
Cerco Inteligente
> São mais de 1.400 câmeras em todo o Estado equipadas com leitor de placas de veículos no Cerco Inteligente.
> Em 15 dias, 300 câmeras instaladas em viaturas da PM entram em operação para identificar carros furtados ou roubados, com licenciamento vencido, entre outros.
Transcol
> Está em estudo também a possibilidade de acrescentar a mesma ferramenta das câmeras instaladas nas 300 viaturas aos ônibus do Transcol.
Fonte: Coronel Leandro Menezes e Sesp.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários