Celular Seguro: veja quantos aparelhos já foram bloqueados no ES
No Brasil, mais de 4,3 mil alertas foram emitidos pelo aplicativo para bloquear celulares roubados ou furtados em pouco mais de uma semana
Escute essa reportagem
Lançado há pouco mais de uma semana pelo governo federal, o aplicativo Celular Seguro já tem 797.353 CPFs cadastrados e 4.349 alertas de bloqueio de aparelhos disparados por ocorrências de roubo, furto ou perda do dispositivo em todo o Brasil.
Os dados são do levantamento feito pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), responsável pela plataforma, a pedido da reportagem do Tribuna Online. As informações foram contabilizadas entre o dia 19 de dezembro, quando o aplicativo foi lançado, até o final da manhã de quarta-feira (27).
Leia mais notícias de Polícia aqui
De acordo com os dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, no Espírito Santo 69 aparelhos foram bloqueados utilizando o aplicativo após ocorrências de roubo, furto ou perda do celular. O que dá uma média de sete celulares inabilitados por dia no Estado. A plataforma não fornece informações sobre as cidades onde os alertas foram emitidos.
Vale lembrar que o aplicativo bloqueia apenas os aparelhos dos usuários cadastrados na plataforma e uma pessoa pode cadastrar mais de um celular.
São Paulo é o estado com o maior número de bloqueios de celulares com 1.125 no período. O segundo lugar é ocupado pelo Rio de Janeiro, onde foram 494 alertas emitidos pelo aplicativo. Pernambuco é o terceiro nessa lista com 324 aparelhos bloqueados, segundo os dados do MJSP.
Fechando o ranking dos cincos estados com mais alertas de bloqueio de celulares emitidos estão a Bahia, com 308 aparelhos bloqueados, e Minas Gerais com 287 alertas emitidos.
Do total de 4.349 alertas emitidos no Brasil, 1.836 são referentes a roubo de aparelhos, enquanto que 1.285 são de ocorrência de furto. As perdas de celulares representam 902 alertas e outros tipos de ocorrência somam 326 restrições.
O dia 20 de dezembro, segundo dia de funcionamento do aplicativo, foi o que registrou o maior número de alertas emitidos no País, até o momento. Nessa data foram 1.113 restrições. No Natal, foram 271 alertas, o menor número do período analisado.
Celular Seguro
O aplicativo permite o bloqueio do aparelho e a notificação de bancos e outras empresas para que bloqueiem aplicativos e senhas, impedindo golpes.
O Celular Seguro pode ser baixado nas lojas de aplicativos Play Store e App Store, de forma gratuita. O cadastro também pode ser feito pelo site celularseguro.mj.gov.br .
Também é possível cadastrar uma pessoa de segurança que poderá bloquear o aparelho em caso de furto ou roubo do aparelho.
Para se cadastrar, o cidadão deve ter conta no Portal Gov.br.
Comentários