Casa de repouso que funcionava clandestinamente é interditada na Serra
Nove idosos foram encontrados vivendo em condições insalubres e com sinais de maus-tratos e desnutrição

Uma residência que funcionava, de forma clandestina, como casa de repouso para idosos, no bairro Novo Horizonte, na Serra, foi fechada após denúncias de vizinhos. A fiscalização esteve no local e suspendeu as atividades do espaço na última terça-feira (16).
As secretarias da Saúde e de Assistência Social e a Guarda Municipal foram até o local denunciado, onde foram encontrados nove idosos vivendo em situação precária e insalubre, com mofo, infiltrações, portas quebradas, banheiro mal higienizado e equipamentos quebrados. A casa de repouso também não estava dentro dos padrões legais e necessários de adaptação para os residentes.
De acordo com a reportagem da TV Tribuna/Band, alguns dos idosos internados dependiam integralmente de cuidadores, devido a doenças como Parkinson e Alzheimer. Além disso, residentes do local apresentavam lesões nas costas, as quais não eram tratadas.
A Guarda Municipal expôs, ainda, que, durante a fiscalização, foram identificados sinais de maus-tratos e de desnutrição aguda, o que foi constatado por um profissional da saúde que examinou os idosos.
O que diz a Polícia
Segundo a Polícia Civil, a propietária do espaço não estava presente no momento da ação. Outras pessoas envolvidas no funcionamento da casa de repouso foram conduzidas à Delegacia Regional do município, onde foram ouvidas e liberadas.
O departamento informou também que os relatórios sobre a situação serão encaminhados à Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa para que sejam tomadas as providências cabíveis.
Leia a nota da Prefeitura da Serra
"A Prefeitura da Serra informa que, após uma denúncia, foi realizada uma ação conjunta de fiscalização entre as secretarias da Saúde e Assistência Social, além do apoio da Guarda Municipal da Serra. No local, a equipe encontrou nove idosos em situação precária, sendo cuidados por apenas uma pessoa. O local foi interditado e a proprietária foi autuada e notificada para reintegração imediata dos idosos. A prefeitura reforça que está acompanhando o caso de perto e que a ação ainda está em andamento."
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários