Carvoaria ilegal é fechada e dono é detido por crime ambiental em Vila Velha
Proprietário prestou depoimento e foi liberado para responder em liberdade; veja fotos do local
Escute essa reportagem

Uma carvoaria ilegal foi alvo de uma operação da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente na manhã desta segunda-feira (28) em Barramares, Vila Velha. Após uma denúncia anônima, o estabelecimento foi fechado pelas autoridades e o proprietário, um homem de 51 anos, foi detido por crime ambiental.
De acordo com a Polícia Civil, o local funcionava de forma precária e sem qualquer autorização dos órgãos fiscalizadores, em um casebre improvisado. Além da atividade irregular de produção de carvão, as equipes encontraram uma grande área sendo usada como ponto de descarte ilegal de entulhos.
“Além do crime ambiental da carvoaria ilegal, temos aqui uma grande área, um ponto viciado de descarte ilegal de resíduos sólidos. É uma coisa muito grande. [...] será necessária a uma operação para a retirada desse entulho, limpeza dessa área e derrubada da carvoaria ilegal”, afirmou o titular da DEPMA, delegado Marcelo Nolasco.
Após ser flagrado no local, o responsável pela carvoaria foi conduzido para a sede da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente. Depois de prestar depoimento, ele assinou um Termo Circunstanciado pela atividade ilegal e responderá pelo crime em liberdade.
O Inspetor Diego Augusto, do grupamento Rondas Ambientais e Rurais, da Guarda Municipal de Vila Velha, informou que a população tem papel essencial no combate a crimes ambientais a partir de denúncias anônimas. “Essas denúncias são extremamente importantes e auxiliam o trabalho das forças de segurança. Os moradores podem denunciar tanto pelo telefone 181 quanto pelo 153, que é o número da GMVV”, orientou.
Segundo a Prefeitura de Vila Velha, as carvoarias são classificadas como estabelecimentos potencialmente poluidores, sendo obrigatório obter uma licença ou autorização dos órgãos ambientais competentes para o funcionamento. Realizar a atividade sem a devida autorização configura crime, previsto na Lei de Crimes Ambientais.




MATÉRIAS RELACIONADAS:



Comentários