Asilo em situação irregular e em condições precárias é interditado em Viana
Cerca de 15 idosos foram encontrados no local
Escute essa reportagem
Uma casa de repouso para idosos foi fechada em Viana, após funcionários da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (Setades) do município visitarem o local e constatarem que o asilo não possuía regularidade jurídica, fiscal e nem inscrição nos conselhos municipais para funcionamento. O caso aconteceu na última segunda-feira (03).
A situação só foi descoberta depois que funcionários da Setades, do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, do Conselho Municipal de Assistência Social e da Vigilância Sanitária, realizaram uma visita na casa de um idoso que fica em Nova Bethânia, no mesmo município. Ao chegar no local, as equipes foram informadas que o idoso estava internado em um asilo em outro bairro.
Ao chegar na casa de repouso, os representantes constataram que 15 idosos estavam no local. Parte deles em uma área não adequada aos cuidados, muito quente, sem ventilação. Além disso, observaram a presença de insetos, baldes de urina espalhados pelos quartos e nenhuma infraestrutura adequada para o funcionamento de uma casa de repouso, como a presença de uma equipe técnica capacitada para atendimento aos idosos.
O proprietário do local acabou preso, depois que a polícia foi acionada.
“Na parte de cima da casa, nós encontramos 8 idosos. Uma atadura debaixo da cama escondida, que com certeza era usada para amarrar esses idosos. Na parte de baixo, encontramos mais 7. No local, não era possível nem respirar direito, tinha muito cheiro de fezes, urina e insetos mortos perto dos idosos”, disse Glaydiston Mendes, Secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social de Viana.
Constatando as irregularidades, familiares dos idosos foram acionados para buscá-los. Mas oito deles passaram a noite em um lar credenciado pela prefeitura de Viana, até que os familiares se organizassem para realizar reintegração ao seio familiar.
A Guarda Municipal de Viana foi acionada e foi até o local, conduzindo o dono do asilo, um homem, de 51 anos, que não teve a identificação revelada pela polícia, até a 4ª Delegacia Regional de Cariacica, onde ele acabou autuado e levado para o presídio, posteriormente.
Comentários