Alimentos vencidos e mofados são apreendidos em supermercados na Grande Vitória
Estabelecimentos estão sendo investigados pelas irregularidades
Escute essa reportagem
Uma ação da polícia nesta terça-feira (27), apreendeu alimentos vencidos e mofados em dois supermercados da Grande Vitória. Os estabelecimentos estão sendo investigados pelas irregularidades praticadas.
Esta é a segunda fase da operação Mercado Legal, da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), em conjunto com o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) e o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo (Ipem-ES).
A ação aconteceu em estabelecimentos localizados em Cariacica e em Vila Velha, e apreendeu alimentos comercializados sem a data de validade e produtos vencidos. Também foram coletadas amostras de produtos aparentemente mofados.
Entre os itens estavam embutidos, frios e laticínios, que estavam em exposição para compra. Há a suspeita de que os supermercados estariam usando os frios já vencidos em pizzas e antepastos feitos no local.
Fiscais do Ipem também levaram balanças para conferir se a quantidade divulgada em produtos como peixes e frangos congelados, bem como análise de amostras de água mineral, estão de acordo com o anunciado.
Segundo o Presidente da Comissão da Ales, Deputado Vandinho Leite (PSDB), as denúncias foram encaminhadas ao colegiado e posteriormente à Delegacia do Consumidor para investigação. “Estamos empenhados em punir práticas abusivas nas relações de consumo. Os alimentos serão submetidos à perícia e, se constatado risco à saúde do consumidor, os responsáveis serão criminalmente punidos”, afirmou.
Os estabelecimentos infratores estão sujeitos a multas que podem chegar a até R$ 13 milhões, conforme a gravidade das irregularidades, que continuam sendo avaliadas pelos órgãos competentes.
Veja vídeos da ação:
Comentários