X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Polícia

Advogada acusada de transmitir ordens de presidiários para facção é presa


Imagem ilustrativa da imagem Advogada acusada de transmitir ordens de presidiários para facção é presa
Ministério Público notifica Estado a não antecipar segunda dose da Astrazeneca |  Foto: Divulgação

Mais uma advogada foi presa, nesta sexta-feira (13), suspeita de utilizar o cargo para realizar a comunicação entre líderes de uma facção criminosa do Estado, que estão presos, com os demais integrantes do grupo que estão fora da cadeia. 

De acordo com o Ministério Público do Estado (MPES), a prisão foi feita em continuidade à primeira fase da Operação Armistício, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). 

A operação contou com o apoio do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES, da Diretoria de Inteligência da Polícia Militar do Espírito Santo (Dint- PMES) e do 7º Batalhão da Polícia Militar e foi deflagrada no dia 19 de julho de 2021, para apurar crimes praticados pela organização criminosa, com a participação de advogados.

"Eles se utilizaram indevidamente de prerrogativas essenciais à advocacia para garantir a comunicação criminosa entre lideranças da facção, que se encontram custodiadas em unidades prisionais do Estado, com integrantes em liberdade e foragidos do sistema judiciário. As investigações tiveram início em 2019", informa o MP.

As medidas judiciais de interceptações telefônicas e telemática, dentre outras diligências investigativas, culminaram na obtenção de provas de tráfico de drogas, aquisição e porte de armamentos e munições, execução e planejamento de crimes de homicídio, queima de ônibus e outras ações violentas. Esses crimes eram executados por meio dessa comunicação exercida por advogados.

O Gaeco ajuizou denúncia criminal contra 40 integrantes da facção criminosa Primeiro Comando de Vitória (PCV). Entre os denunciados estão nove advogados envolvidos com a facção.

A denúncia foi recebida pela Justiça, que procedeu a ação penal contra  os 40 réus e determinou a suspensão do exercício da advocacia para nove advogados, além da prisão domiciliar e monitoramento eletrônico por tornozeleira. Os demais réus tiveram a prisão preventiva decretada.

Dentre os crimes imputados estão os de integrar organização criminosa, associação para o tráfico e tráfico de drogas. Os autos tramitam perante a 10ª Vara Criminal de Vitória.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: