Acusada de chefiar esquema de fraude de vistos para os EUA é presa no ES
A ação foi realizada durante uma operação da Polícia Federal contra a imigração ilegal
Escute essa reportagem
Uma mulher, de 47 anos, foi presa durante a Operação Visa, da Polícia Federal, contra o crime de migração ilegal para os Estados Unidos da América, com o uso de fraude na emissão do visto do país norte-americano.
A ação foi realizada na manhã desta quinta-feira (22), em um bairro da Serra, que não foi divulgado pela polícia. A mulher, que tinha um mandado de prisão em aberto, estava na casa alvo de uma ordem de buscas.
Durante as investigações foram identificadas ao menos oito pessoas que apresentaram documentos falsos no Consulado dos EUA no Rio de Janeiro, para a obtenção de visto. Os documentos fraudados eram declarações de imposto de renda, escolares, holerites e extratos bancários, com o objetivo de melhorar o perfil dos migrantes e, assim, conseguirem o visto.
A mulher presa é apontada como responsável pela montagem dos documentos e cobrava entre R$ 3.000,00 e R$ 5.000,00 pelas falsificações.
De acordo com a PF, o Espírito Santo é, atualmente, o terceiro estado brasileiro com maior número de prisões pelas autoridades migratórias americanas. No caso dos municípios capixabas, o primeiro é Mantenópolis, seguido pela Serra, Vila Velha, Alto Rio Novo e Barra de São Francisco.
Agora, os envolvidos responderão pelo crime de migração ilegal, cuja pena vai de 2 a 5 anos de reclusão. O nome da operação é uma referência à palavra visto na língua inglesa.
Veja fotos da casa alvo da operação
Comentários