Acidente em zoológico: polícia vai apurar ataque de onça
Testemunhas foram intimadas para tentar esclarecer o ataque de onça-pintada a bióloga paulista em Marechal Floriano
Escute essa reportagem
Buscando respostas para um ataque de uma onça-pintada a uma bióloga, a Polícia Civil e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) irão apurar o que de fato aconteceu na última sexta-feira (23), no Zoo Park da Montanha, em Marechal Floriano.
A bióloga paulista Elaine Pereira Sampaio, 24 anos, está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória. Seu quadro é estável.
O investigador Joab Vargas, da Delegacia de Marechal Floriano, disse que, conforme orientações do delegado Geraldo Peçanha, testemunhas foram intimadas para prestar depoimentos, possibilitando esclarecimentos dos fatos. Os depoimentos serão prestados nos próximos dias.
Já a equipe de Fauna do Iema irá realizar vistoria no zoológico de terça (27) até sexta-feira (30).
Por meio de nota, o órgão informou que além de averiguar sobre o incidente com a onça, a vistoria é para verificar outros aspectos, visto que o estabelecimento está interditado pelo Iema desde o final de agosto pelo não cumprimento de algumas condicionantes da licença ambiental, que não foram detalhadas.
A reportagem tentou falar com o Zoo Park, sem êxito. Após o ataque, o estabelecimento se manifestou por meio de nota de esclarecimento, informando que houve um incidente durante manejo envolvendo uma onça-pintada e garantiu que agiu de forma imediata no socorro da vítima. Disse ainda que o felino não sofreu ferimentos e estava em segurança.
Entenda o caso | Zoológico está interditado desde agosto
> Ataque
A bióloga paulista Elaine Pereira Sampaio, 24 anos, foi atacada por uma onça-pintada na última sexta-feira quando tratava dos animais na área de manejo do Zoo Park da Montanha, em Marechal Floriano.
Ela foi machucada pelo felino nas costas, pescoço e cabeça. À reportagem, uma fonte disse que a jovem teve um ferimento no tórax e foi preciso colocar um dreno. Ela ainda teve um ferimento grande na cabeça.
> Socorro
Após o ataque, ela foi socorrida pelas equipes do zoológico e encaminhada para a policlínica de Marechal Floriano. Em seguida, foi transferida para o Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, onde segue internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
> Zoológico interditado
O estabelecimento, segundo o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), está interditado desde o final de agosto pelo não cumprimento de algumas condicionantes da licença ambiental, que não foram citadas.
Já o zoológico, em comunicado postado na rede social no último dia 2, informou que “devido à manutenção interna e necessidade de manejo geral do plantel, o Zoo Park da Montanha ficará temporariamente fechado”.
Fonte: Pesquisa A Tribuna e fontes entrevistadas.
O que falta ser esclarecido
> Quem salvou a bióloga?
> Houve falha na segurança, negligência?
> O zoológico tem dardos tranquilizantes?
> Por que o zoológico está interditado, ou seja, a interdição foi necessária por quais condicionantes da licença ambiental?
> Qual foi a onça que atacou? Qual será o destino dela? O felino continua no local?
> Sobre o ataque, os proprietários poderão ser responsabilizados?
> E a bióloga, estava fazendo estágio no zoológico ou só estava visitando o local?
Comentários