X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • CARNAVAL 2026
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNAS
  • PODCOLUNAS
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA
    • JT1
    • JT2
    • BRASIL URGENTE
    • JOGO ABERTO
    • BEM VOCÊ
    • O melhor no nordeste
    • Ponto de Vista
    • CHEGUEI CHEGANDO
  • INSTITUCIONAL
    • Nossa Equipe
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 29°C RECIFE
  • Programação
  • PODCOLUNA
  • Carnaval 2026
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • Últimas Notícias
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
tempo 32°C VITÓRIA
User Login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • TRIBUNA FOLIA
  • NOTÍCIAS
    • COLUNISTAS
      • PLENÁRIO
      • AutoMotor
      • Direto da Redação
      • Vitrine de Negócios ES
      • EU E ELAS
      • DR. JOÃO RESPONDE
      • ENTRE PRATELEIRAS, POR JAQUES PAES
      • CONVERGÊNCIA, POR TASSO LUGO
      • GILMAR FERREIRA
      • FALANDO DE DIREITO
      • NUTRIDICAS
      • JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO
      • MUNDO DIGITAL
      • PAPO DE FAMÍLIA
      • OLHARES COTIDIANOS
      • PEDRO VALLS FEU ROSA
      • SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI
      • OPINIÃO ECONÔMICA
      • OPINIÃO INTERNACIONAL
      • TRIBUNA LIVRE
    • Economia
    • CONCURSOS
    • EMPREGOS E ESTÁGIOS
    • Cidades
    • Polícia
    • PREVISÃO DO TEMPO
    • Saúde
    • CUIDE-SE BEM
    • Política
    • Educação
    • A TRIBUNA NAS ESCOLAS
    • Esportes
    • ESPORTE CAPIXABA
    • FUTEBOL
    • TABELA DO BRASILEIRÃO
    • Turismo
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Entretenimento
    • AGENDA CULTURAL
    • FAMOSOS
    • RECEITAS NA REDE
    • Bombou na rede
    • Horóscopo do Dia
    • Loterias
    • Brasil
    • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
    • Internacional
    • SOBRE RODAS
  • TV TRIBUNA
    • Fique por Dentro
    • TN1
    • TN 2
    • Brasil Urgente ES
    • Tribuna Manhã
    • TN ESPECIAL
    • PONTO DE VISTA
    • AUTOMOTOR
    • Apita Aí
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Circulando
    • EU E ELAS
    • MAIS DESIGN
  • RÁDIOS
    • Tribuna FM Vitória
    • Tribuna FM Cachoeiro
    • Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL
    • Capa do Dia
    • Versão Digital
    • Cadernos especiais
    • Edições anteriores
    • CENTRAL DO ASSINANTE
    • Enem
  • PODCASTS
  • NEWSLETTER
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL
    • Equipe multimídia
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 32°C VITÓRIA
  • ASSINE
  • TV Tribuna
  • TRIBUNA FOLIA
  • CAÇADORES DE DESTINOS
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Polícia

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

69 testemunhas de crimes estão sob proteção do Estado no ES

São adultos e crianças que precisam mudar completamente suas rotinas e limitar contato com familiares para preservar suas vidas

Fernanda Coutinho
Fernanda Coutinho
17/02/2026 - 6:53
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

Siga o Tribuna Online no Google

Google icon
OUÇA A MATÉRIA
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

          Imagem ilustrativa da imagem 69 testemunhas de crimes estão sob proteção do Estado no ES
Há testemunhas que precisam mudar de estado com ajuda de programa de proteção |  Foto: Imagem ilustrativa/Canva

Mudar de bairro, cidade, estado e, muitas vezes, até de nome. Para testemunhas ou vítimas de crimes que conseguiram sobreviver, estas mudanças não são uma opção: são a diferença entre morrer ou continuar vivas.

Atualmente, 69 pessoas estão sob proteção no Espírito Santo. A Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH) informou que no Estado, no Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM), há oito pessoas em proteção, enquanto no Programa de Apoio e Proteção às Testemunhas, Vítimas e Familiares de Vítimas da Violência (Provita) são 61.

O titular da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), delegado Marcelo Cavalcanti, afirmou que ainda não encaminhou nenhum menor para o programa.

Porém, ele atuou, ao todo, por 10 anos nas Delegacias de Homicídios e Proteção à Pessoa de Vitória e Cariacica.

“Nas experiências que tive, eram pessoas que estavam com a vida ameaçada por presenciar crimes, ou que sobreviveram à tentativa de homicídio. É um programa fundamental, que salva o bem maior, que é a vida. Tem regras para garantir a segurança da pessoa, que se não forem cumpridas, ela pode ser encontrada”, afirmou.

Entre as regras, estão não publicar fotos ou a localização em redes sociais e não frequentar mais os locais em que vivia antes de aderir ao programa de proteção.

Membro do Conselho Tutelar de Cariacica, Região I, em Itacibá, Marcos Paulo Fonseca diz que o PPCAAM só age quando a família quer aderir, devido às mudanças que são necessárias na vida de todos.

No caso das crianças, o conselheiro conta que é mais frequente que sejam incluídas no programa devido a situações de violência doméstica sofrida pelas mães, que precisam ficar sob proteção do Estado para escapar de seus agressores.

“Os adolescentes, muitas vezes, estão tentando sair do tráfico e recebem ameaças, ou têm algum problema com traficantes. Se forem acolhidos em abrigos, famílias de outros bairros que têm acesso ao abrigo, ocasionalmente, podem informar a localização desse adolescente. Por isso, são incluídos no programa”, afirmou Marcos Paulo Fonseca.

Saiba mais

Programas

Atualmente, 69 pessoas estão sob proteção no Estado.

No Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM), há oito pessoas em proteção.

No Programa de Apoio e Proteção às Testemunhas, Vítimas e Familiares de Vítimas da Violência (Provita), são 61 pessoas em proteção.

A Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH) é responsável por fazer a gestão e as tratativas dos convênios e termos de colaboração, além do acompanhamento das ações e prestações de contas.

Os programas são nacionais e contam com recursos dos governos federal e estadual, sendo a maior contrapartida a do governo estadual.

Atuação

Os dois programas atuam, primeiramente, no atendimento direto aos ameaçados e suas famílias, retirando-os do local da ameaça e inserindo-os em novos espaços de moradia e convivência.

Pela medida, procura-se oferecer oportunidades aos protegidos, tanto no que se refere ao acompanhamento escolar, quanto na inserção em projetos culturais e profissionalizantes, entre outros.

A identificação da ameaça e a inclusão no PPCAAM são realizadas por meio do Poder Judiciário, dos Conselhos Tutelares, Ministério Público e Defensoria Pública.

Pioneirismo

O Espírito Santo é reconhecido como um dos estados pioneiros nessa política. O Provita foi instituído pela Lei Estadual nº 5.375/1997 e iniciou suas atividades em 1998, antes mesmo da regulamentação federal pela Lei nº 9.807/1999.

O PPCAAM, por sua vez, opera no Estado desde 2005, em parceria com o Centro de Apoio aos Direitos Humanos Valdício Barbosa dos Santos (CADH).

Restrições

As restrições impostas aos protegidos são severas e podem gerar evasão, destaca o advogado especialista em Direito Público Sandro Câmara.

Ao ingressar no Provita, a pessoa e seu núcleo familiar precisam abandonar atividades, deixar amigos, limitar o contato com parentes a, no máximo, uma vez por ano, e abrir mão de telefone, internet e contatos não autorizados.

Prazo

O prazo máximo de proteção é de dois anos, prorrogável excepcionalmente, segundo o advogado.

“Embora essas medidas sejam necessárias do ponto de vista da segurança, elas impõem um custo humano altíssimo. Sem acompanhamento psicossocial adequado e permanente, o risco de desistência voluntária é real — e o protegido que sai do programa por conta própria volta a estar exposto à ameaça original”, afirmou.

Desligamento

A ampliação das portas de entrada do PPCAAM é urgente, com maior capacitação de Conselhos Tutelares no interior do Estado para identificação e encaminhamento de casos, diz Sandro Câmara.

“Igualmente necessária é a criação de protocolos formais de desligamento gradual nos dois programas, com plano de reinserção social individualizado”.

Fontes: SEDH e advogado Sandro Câmara.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Há testemunhas que precisam mudar de estado com ajuda de programa de proteção

POLÍCIA

Delegado é preso por importunação sexual contra adolescente

Há testemunhas que precisam mudar de estado com ajuda de programa de proteção

POLÍCIA

Suspeito arromba apartamento em Vitória e leva joias e dinheiro

Há testemunhas que precisam mudar de estado com ajuda de programa de proteção

POLÍCIA

Homem morre e outro fica ferido após briga generalizada em Aracruz

Há testemunhas que precisam mudar de estado com ajuda de programa de proteção

POLÍCIA

Dois homens são baleados durante ataque a tiros em Cariacica

Ícone tags Tags Apoio a vítimas. direitos humanos espírito santo programas de proteção proteção de testemunhas violência doméstica

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

TRIBUNA FOLIA

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia CONCURSOS Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba FUTEBOL Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Agenda Cultural Famosos Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão SOBRE RODAS

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN Especial Ponto de Vista Automotor Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Mais Design

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Edições Anteriores Central do Assinante

COLUNAS

Doutor João Responde Vitrine de Negócios ES Direto da Redação Gilmar Ferreira Papo de Família Tribuna Livre Mundo Digital Nutridicas Plenário Automotor Eu e Elas Entre Prateleiras, por Jaques Paes Convergência, por Tasso Lugo Falando de Direito José Antônio Martinuzzo Olhares Cotidianos Pedro Valls Feu Rosa Social, por Thama Boldrini Opinião Econômica Opinião Internacional

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
TRIBUNA FOLIA
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia CONCURSOS Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba FUTEBOL Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Agenda Cultural Famosos Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão SOBRE RODAS
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN Especial Ponto de Vista Automotor Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Mais Design
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Edições Anteriores Central do Assinante
COLUNAS Doutor João Responde Vitrine de Negócios ES Direto da Redação Gilmar Ferreira Papo de Família Tribuna Livre Mundo Digital Nutridicas Plenário Automotor Eu e Elas Entre Prateleiras, por Jaques Paes Convergência, por Tasso Lugo Falando de Direito José Antônio Martinuzzo Olhares Cotidianos Pedro Valls Feu Rosa Social, por Thama Boldrini Opinião Econômica Opinião Internacional
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM