300 pessoas que usam celular roubado vão ser intimadas nesta quarta-feira
Usuário que receber a mensagem deverá levar o aparelho nas delegacias regionais em Vitória e Vila Velha, orienta a polícia
Escute essa reportagem
É hoje! Nesta quarta-feira (24), a Polícia Civil vai intimar 300 pessoas que estão com celulares furtados ou roubados a comparecerem à delegacia para fazer a devolução.
De acordo com o secretário de Estado da Segurança, Eugênio Ricas, 300 mensagens já serão enviadas nesta quarta e outras 300 mensagens na quinta-feira (25). O gerente de Operações Técnicas da Sesp, delegado Jordano Bruno, informou que as pessoas que receberem as intimações deverão comparecer às delegacias regionais em Vitória e Vila Velha.
“Não são só esses dois municípios que vão receber as intimações. Nesses dois municípios, serão onde as pessoas serão intimadas a comparecer. Nós temos uma estrutura já organizada na regional de Vitória e na regional de Vila Velha, com um número suficiente de escrivães, investigadores e agentes, e também delegados, que vão analisar a ocorrência”, afirmou Jordano Bruno.
Eugênio Ricas destacou que a mensagem não será enviada para o ladrão. “Não vamos mandar mensagem para quem roubou ou furtou. Nós vamos mandar mensagem para aquela pessoa que comprou o telefone que antes disso foi furtado ou roubado. É uma oportunidade que a polícia vai dar para aquelas pessoas que compraram o telefone de boa-fé, comparecer a uma delegacia para devolver esse telefone de forma voluntária”, disse o secretário.
Ricas destacou ainda que, caso isso não aconteça, a polícia já está de posse, não só dos números do telefone, mas também dos cadastros dessas pessoas.
“E aí a Polícia Civil vai até a casa dessas pessoas para cumprir o mandato de busca e apreensão para recuperar esse telefone. E essa pessoa pode responder por recepção dolorosa”, frisou.
O secretário disse que este é um projeto que funciona há mais de um ano no Piauí e que fez com que roubos e furtos de celulares caíssem 44% na capital Teresina.
“Aqui a gente espera alcançar resultados semelhantes. O projeto tem o objetivo de combater o furto, roubo e principalmente a receptação de aparelhos de telefone celular”, disse.
O delegado-geral adjunto da Polícia Civil, José Lopes, alertou para que nenhum produto seja comprado sem nota fiscal.
Mais de 21 mil roubos
No intervalo de um de ano, o Estado registrou mais de 21 mil furtos e roubos de celulares, sendo a maioria em via pública, de acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp).
Entre 17 de maio de 2023 e 16 de maio de 2024, foram registrados 21.400 aparelhos telefônicos roubados ou furtados no Espírito Santo. Desses aparelhos, só 6.570 tinham o código IMEI identificado e registrado na ocorrência.
“O IMEI é o chassi, comparando com o carro. Ele pode botar mil placas naquele carro, mas o chassi está livre. Na caixinha. No aparelho celular também, mesmo que mude de número”, afirmou gerente de Operações Técnicas da Sesp, delegado Jordano Bruno.
O IMEI pode ser descoberto pelo proprietário do aparelho ao digitar *#06# e os números aparecem automaticamente na tela do celular. Os dados devem ser informados na hora de registrar o boletim de ocorrência, em caso de furto ou roubo do aparelho celular.
“A gente tem como saber que aquele aparelho que tem aquele IMEI está funcionando com outro número”, disse o secretário de Estado da Segurança, Eugênio Ricas.
Rastreamento de última geração usado no combate
O “Projeto Recupera” iniciado neste mês de julho pelo governo do Estado utiliza tecnologia inspirada em projeto desenvolvido no Piauí. De acordo com o secretário de Estado da Segurança (Sesp) Eugênio Ricas, a Sesp e a Polícia Civil do Estado desenvolveram sua própria ferramenta.
Para isso, serão utilizadas tecnologias avançadas de rastreamento e identificação, bem como a colaboração das operadoras de telefonia e de outras autoridades de segurança pública para localizar e devolver os aparelhos celulares recuperados.
As intimações serão enviadas a quem está com esses celulares por meio de mensagens de WhatsApp, exclusivamente pelo número (27) 99849-4228.
A intimação incluirá a unidade policial, a data e o horário para comparecimento e devolução do aparelho celular.
Os aparelhos recuperados serão entregues aos devidos donos em mutirões previamente agendados pelo governo do Estado.
Os donos dos aparelhos serão contatados pelas equipes do Projeto Recupera e receberão todas as orientações necessárias para a retirada de seus aparelhos.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários