Planos de saúde vão ter de oferecer mais remédios
Escute essa reportagem
A lista de coberturas obrigatórias dos planos de saúde, que inclui remédios, exames e cirurgias, será ampliada a partir do ano que vem, com a atualização do rol de procedimentos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Estão sendo apreciadas 185 propostas apresentadas, sendo 138 relativas a tecnologias em saúde – medicamentos e procedimentos. Essa lista poderá aumentar, pois o fim do prazo de contribuição das sugestões é no próximo sábado (21).
“Aguardamos uma ampla participação, tanto de cidadãos quanto de setores especializados da sociedade”, destacou o diretor-presidente substituto e diretor de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS, Rogério Scarabel.
O cirurgião oftalmológico do Hospital de Olhos de Vitória, Cesar Ronaldo Filho, comentou sobre a tomografia de coerência óptica de glaucoma, lembrando que recentemente ela foi incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS).
“É uma inclusão que vai trazer maior precisão não só para o diagnóstico, mas principalmente para o acompanhamento da doença”.
As cirurgias fistulizantes antiglaucomatosas (contra glaucoma) também fazem parte das atualizações. “É um procedimento, com eficiência comprovada, com a vantagem de ser menos agressivo. Normalmente as cirurgias que fazemos são mais agressivas e essa cirurgia não teria corte”, destacou.
O cardiologista Melchior Luiz Lima elogiou a inclusão da avaliação clínica e eletrônica de paciente portador de dispositivo cardíaco eletrônico implantável (marca-passo, estimulador multissítio/ressincronizador, desfibrilador).
Esse monitoramento, segundo ele, deve acontecer em um período de quatro meses, no máximo. “Essa avaliação é muito importante e pode até evitar mortes de pacientes”.
O rol também traz outras recomendações, entre as quais o desdobramento do procedimento consulta/sessão com psicólogo para consulta/avaliação com psicólogo e sessão com psicólogo.
Para o psicólogo Felipe Goggi, essa inclusão é positiva para o paciente, pois amplia a possibilidade de laudos e documentos que porventura ele precise, por exemplo.
SAIBA MAIS
O rol de procedimentos
Atualização
> A incorporação de novas tecnologias que os planos de saúde são obrigados a disponibilizar aos pacientes, bem como a definição de regras para sua utilização, >É definida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) por meio de ciclos de atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, que ocorrem a cada dois anos.
> O atual ciclo de atualização iniciou em dezembro de 2018 e a inclusão passará a valer a partir do ano que vem.
Fases
> O processo de atualização está atualmente em fase de consulta pública, etapa em que a Agência ainda está recebendo contribuições de toda a sociedade para as recomendações preliminares.
Participação
> Toda a sociedade pode participar das sugestões, mas a ANS esclarece que a inclusão de tecnologias é sempre precedida de rigorosas análises no contexto da saúde suplementar.
> A contribuição é realizada exclusivamente por meio dos formulários eletrônicos disponibilizados no seguinte endereço www.ans.gov.br/participacao-da-sociedade/consultas-e-participacoes-publicas/consulta-publica-n-81-atualizacao-do-rol-de-procedimentos-e-eventos-em-saude-ciclo-2019-2020.
Prazo
> Ao fim do prazo de contribuição, no próximo sábado, as sugestões serão analisadas e consolidadas e passarão por deliberação da diretoria colegiada.
> Somente depois de concluídas essas etapas, a Agência definirá quais procedimentos serão incorporados.
Exames e procedimentos
Glaucoma
> Tomografia de coerência do nervo óptico. O exame traz maior precisão tanto para o diagnóstico quanto para o acompanhamento da doença.
> Cirurgias Fistulizantes antiglaucomatosas: é um procedimento, com eficiência comprovada, com a vantagem de ser menos agressivo.
Cápsula Endoscópica
> Incorporação do procedimento enteroscopia por cápsula endoscópica indicado na investigação de sangramento gastrointestinal de origem obscura para planos com segmentação assistencial ambulatorial, hospitalar (com e sem obstetrícia) e referência com diretriz de utilização.
Coluna vertebral
> Inclusão da cirurgia endoscópica da coluna vertebral – hérnia de disco lombar no rol de procedimentos nas segmentações hospitalar (com e sem obstetrícia) e referência com diretriz de utilização.
Câncer
>Radioterapia intraoperatória com elétrons para tratamento de tumores na mama: é uma das técnicas de radioterapia parcial de mama que permite administrar uma única dose, diretamente onde se localizava a lesão ressecada após procedimentos.
Avaliação clínica
Dispositivo cardíaco
> Avaliação clínica e eletrônica de paciente portador de dispositivo cardíaco eletrônico implantável (marca-passo, estimulador multissítio/ressincronizador, desfibrilador ou monitor de eventos).
Consulta/sessão com psicólogo
> Desdobramento do procedimento consulta/sessão com psicólogo para consulta/avaliação com psicólogo e sessão com psicólogo.
Medicamentos
Doença inflamatória intestinal
> Adalimumabe, golimumabe, infliximabe e vedolizumabe: para tratamento da colite ulcerativa moderada a grave.
Psoríase
> Adalimumabe, Etanercepte, Guselcumabe, Infliximabe, Ixequizumabe, Secuquinumabe e Ustequinumabe: para tratamento de psoríase nos graus de moderada a grave.
OPINIÕES
"Essas inclusões trazem avanços e podem até evitar mortes de pacientes em algumas situações”, Melchior Luiz Lima, cardiologista
É muito importante colocar novas tecnologias à disposição dos usuários”
Leonardo Lessa Arante, presidente da Associação Médica do Espírito Santo
Comentários