X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Petroleiras vão comprar áreas e criar 1.200 vagas no Estado


A Petrobras colocou à venda a sua participação em cinco blocos de exploração de petróleo na Bacia do Espírito Santo, criando entre empresários a expectativa de novos investimentos.

Imagem ilustrativa da imagem Petroleiras vão comprar áreas e criar 1.200 vagas no Estado
Plataforma de petróleo: primeira etapa de estudos sísmicos vai requerer profissionais de alta especialização |  Foto: Divulgação

A previsão é de que petrolíferas comprem as áreas e façam o trabalho de prospecção para transformá-las em campos de petróleo que vão criar cerca de 1.200 empregos.

Esses postos de trabalho devem estar disponíveis, em sua plenitude, em um prazo de cinco anos, mas o processo de pesquisa vai criar, em um prazo mais curto, de 100 a 200 vagas para trabalhar no processo de pesquisa, após a concretização da venda dos blocos.

“Estes blocos não são campos ainda, é preciso fazer pesquisas sísmicas, uma espécie de ultrassom para ver se tem petróleo ou não, medir a extensão do poço. Mas a expectativa é de que tenha”, explica Durval Vieira de Freitas, coordenador do Fórum Capixaba de Petróleo e Gás da Federação das Indústrias do Estado (Findes).

Nessa primeira etapa serão necessários profissionais de alta especialização como geólogos, geofísicos, operador de equipamentos de ultrassom e raio X relacionados à exploração do combustível fóssil.

Quando a produção começar, haverá necessidade de contratar operadores de sonda, mecânicos, eletricistas, engenheiros químicos e mecânicos, entre outros.

A Petrobras informou que os blocos estão estrategicamente posicionados em relação às descobertas do pós-sal nas áreas conhecidas como Parque dos Deuses, Parque dos Doces e Parque dos Cachorros, na Bacia do Espírito Santo.

“Com potencial de comprovar significativos volumes e firmar posição em nova fronteira exploratória tanto do pré-sal quanto do pós-sal”, escreveu em seu portal.

Durval Vieira disse que o futuro do petróleo no Estado e no restante do País é ser competitivo, através da tecnologia e de preço.

“Em algumas áreas somos muito competitivos, como embaixo da água, em prestação de serviços, Tecnologia da Informação, mas em outras precisamos aprimorar. A Findes vem trabalhando muito para isso, com programas com o Senai de inovação, parcerias com a Ufes. Não há outro caminho melhor que a educação”, disse.


SAIBA MAIS


Chances para geólogos

O que é
> A Petrobras colocou à venda a sua participação em cinco blocos de exploração de petróleo e gás na Bacia do Espírito Santo.
> São os 50% que a empresa possui no bloco chamado ES-M-596_R11. Além dos 40% em cada um dos blocos: ES-M-598_R11, ES-M-671_R11, ES-M-673_R11 e ES-M-743_R11.

Investimentos e empregos
> A previsão é de que petrolíferas comprem as áreas e façam o trabalho de prospecção para transformá-las em campos de petróleo que vão criar cerca de 1.200 empregos.
> Esses postos de trabalho devem estar disponíveis, em sua plenitude, em um prazo de cinco anos, mas o processo de pesquisa vai criar, em um prazo mais curto, de 100 a 200 vagas para trabalhar no processo de pesquisa, após a concretização da venda dos blocos.
> Nessa primeira etapa serão necessários profissionais de alta especialização como geólogos, geofísicos, operador de equipamentos de ultrassom e raio X relacionados à exploração do combustível fóssil.
> Quando a produção começar, haverá necessidade de contratar operadores de sonda, mecânicos, eletricistas, engenheiros químicos e mecânicos, entre outros.

Fonte: Fórum Capixaba de Petróleo e Gás da Federação das Indústrias (Findes).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: