X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Pernambuco

UFPE é considerada melhor universidade do Norte/Nordeste e 13ª do Brasil

Avaliação da QS World Unversity Rankings levou em conta 430 universidades de 25 países


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem UFPE é considerada melhor universidade do Norte/Nordeste e 13ª do Brasil
|  Foto: Divulgação

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) é a universidade do Norte/Nordeste mais bem colocada no QS World University Rankings: Latin America & The Caribbean 2024, tendo ficado na 48ª posição entre 430 universidades de 25 países da América Latina e Caribe. Além disso, a UFPE ocupa a 13ª colocação entre as 97 universidades brasileiras avaliadas neste ranking internacional das melhores instituições da América Latina e Caribe, ao obter a nota 54,3. O resultado foi divulgado no dia 13 deste mês.

O ranking é encabeçado pela Universidade de São Paulo (USP), com nota 100; Pontifícia Universidade Católica do Chile, com 99,1; e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com 96,3. As universidades brasileiras que também figuram entre as 50 mais bem avaliadas são: UFRJ, Unesp, UFMG, PUC-RJ, UFRGS, UFSC, UnB, Unifesp, UFSCar e UFPR, além da UFPE.

CRITÉRIOS

A avaliação é feita pela empresa QS Quacquarelli Symonds, especialista global em educação superior. Entre os critérios avaliados estão: impacto e produtividade da pesquisa, compromisso docente, empregabilidade, impacto on-line e internacionalização.

Os destaques da UFPE foram as notas 73,3 para Papers per Faculty (que avalia a produtividade em pesquisa das instituições), 96,6 para Faculty Staff with PhD (que avalia a qualidade do corpo docente das instituições com base na quantidade de professores com doutorado) e 95,7 International Research Network (que avalia a colaboração internacional em termos de pesquisa de uma instituição com diversas outras ao redor do mundo).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: