X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Violência política. Candidato a vereador é assassinado em Tupanatinga

Além deste crime, filho de candidata à prefeita de Surubim sofre atentado à bala


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Violência política. Candidato a vereador é assassinado em Tupanatinga
José Simplício, 52 anos, era candidato a vereador em Tupanatinga |  Foto: Reprodução/Redes Sociais

Pernambuco vive um momento conturbado na campanha política. Depois do atentado a faca ao prefeito de Sertânia, Angêlo Ferreira, no último dia 29, dois crimes ocorridos nesta sexta-feira (6), chocaram a classe política. Em Tupanatinga, Sertão do estado, a 306 km do Recife, o candidato a vereador José Simplício de Oliveira, de 52 anos, conhecido como Neném de Olero, foi assassinado a tiros na localidade do Sítio Serra dos Dé.  O corpo de José Simplício foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

Ainda na noite da sexta-feira (6),  em Surubim, no Agreste,  Aprígio Neto, filho da candidata a prefeita da cidade, Véia de Aprígio (PSB) e candidato a vereador, foi vítima de um atentado com arma de fogo. Os primeiros relatos são de que ele voltava para a sua residência na Zona rural, localidade de Tamanduá, quando foi surpreendido por dois indivíduos em uma moto que dispararam contra o carro que ele dirigia. Aprígio Neto, mesmo ferido,  conseguiu chegar em casa onde pediu ajuda aos familiares. Ele foi levado para a Upa e na madrugada deste sábado transferido para o hospital Getúlio Vargas, no Recife, onde se recupera.

REPERCUSSÃO

Os partidos PSB e PT divulgaram uma nota conjunta onde repudiaram a violência contra candidatos. Veja a nota na íntegra:

"Diferentemente de tudo o que se poderia imaginar e desejar, a campanha eleitoral em Pernambuco volta a ser notícia não pela festa democrática de cores, propostas e esperança que invade os municípios, mas por episódios graves de violência.

Há cerca de dez dias, vivenciamos momentos de angústia após a tentativa de homicídio sofrida pelo prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira (PSB), vítima da intolerância de um opositor político. E na noite da última sexta-feira (6), novamente nos vimos aflitos, desta vez, com a notícia de um atentado a tiros praticado contra Neto de Véia, candidato a vereador de Surubim pelo PSB.

Nos dois municípios, o PSB e o PT estão juntos apresentando projetos marcados pelo forte apelo popular: em Sertânia, com Rita Rodrigues (PSB) e Dr. Orestes (PT), e em Surubim, com Véia de Aprígio (PSB) e Ivete do Sindicato (PT). Pelo visto, isso está incomodando quem está acostumado a achar que o poder do dinheiro e de uma arma na cintura vence as eleições.

Mais do que nos solidarizar, dar total apoio e desejar pronta recuperação às vítimas, nós do PSB e do PT repudiamos veementemente esses episódios de violência e voltamos a cobrar das autoridades policiais providências céleres e enérgicas para esses casos, no que concerne à prisão dos agressores e ao reforço da segurança nesses municípios. A população pernambucana precisa ter a garantia de que poderá ir às urnas no dia 6 de outubro com a certeza de que sua vontade soberana será respeitada.

Assinam a nota Sileno Guedes, deputado estadual e presidente do PSB de Pernambuco e Doriel Barros, deputado estadual e presidente do PT de Pernambuco

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: