X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

TJPE inicia nesta quarta-feira (19) o 12º Encontro do Colégio Nacional de Ouvidores

Evento será realizado no Recife a partir da noite desta quarta-feira (19)


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem TJPE inicia nesta quarta-feira (19) o 12º Encontro do Colégio Nacional de Ouvidores
O principal objetivo do encontro do colegiado do Brasil, com credenciamento aberto às 18h30, será debater boas práticas com ênfase no relacionamento entre o Poder Judiciário e os cidadãos |  Foto: Divulgação

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) abre, nesta quarta-feira (19), as portas para um dos encontros mais importantes do Judiciário brasileiro: o XII Encontro do Colégio Nacional de Ouvidores Judiciais (Cojud). Até a próxima sexta-feira (21), Recife será palco de debates sobre boas práticas e a relação entre a Justiça e a sociedade, além da celebração dos 10 anos de criação do colegiado.

Com credenciamento a partir das 18h30, o evento reunirá magistrados de todo o país para discutir formas de tornar o Judiciário mais acessível, transparente e próximo do cidadão. No comando da Ouvidoria-Geral da Justiça estadual, estão os desembargadores Waldemir Tavares de Albuquerque Filho e Agenor Ferreira de Lima Filho, respectivamente ouvidor e vice-ouvidor do TJPE.

Para o desembargador Waldemir Filho, a realização do encontro em Recife é um marco para a instituição. Segundo ele, sediar a 12ª edição do Cojud representa um momento histórico para o Tribunal de Justiça de Pernambuco e para a Ouvidoria que, pela primeira vez, recebe um evento de tamanha relevância, o que reforça o compromisso com um Judiciário mais acessível e conectado às necessidades da população.

Imagem ilustrativa da imagem TJPE inicia nesta quarta-feira (19) o 12º Encontro do Colégio Nacional de Ouvidores
|  Foto: Divulgação
Neste encontro, iremos enaltecer todos aqueles e aquelas que integram e desempenham a função constitucional de levar a voz da população às instituições e andam junto à gestão dos respectivos órgãos públicos. Contemplaremos as histórias, as conquistas e celebraremos os 10 anos de criação do Cojud. Com entusiasmo e orgulho de estar à frente, juntamente com a atual equipe, estes dias que se seguem serão de aprendizados e compartilhamento de experiências. Isso porque, para idealizarmos uma perspectiva de futuro e traçar os objetivos que temos em comum, faz-se necessário um mergulho nos caminhos já trilhados até aqui Waldemir Tavares de Albuquerque Filho, Desembargador

O EXERCÍCIO DA CIDADANIA

A abertura oficial do Cojud acontece nesta quarta-feira (19/3), às 19h, no Novotel Marina Recife, na Avenida Cais Santa Rita, nº 365, Bairro de São José, Recife, com o credenciamento dos participantes, e em seguida com a palestra "Recife e suas escolas", a ser ministrada pela desembargadora do Tribunal Federal da 5ª Região (TRF5), Margarida de Oliveira Cantarelli.

Na manhã da quinta-feira (20/3), a partir das 9h, o evento passa a ser promovido na Escola Judicial (Esmape), iniciado com a apresentação do Cojud às novas ouvidoras e aos novos ouvidores.

Ainda no turno da manhã, com início às 9h30, serão ministradas duas palestras, uma delas abordará o tema As Ouvidorias como garantia do exercício da cidadania, e será ministrada pelo professor Rubens Pinto Lyra; a outra terá o tema Ouvidoria e gestão estratégica, que será ministrada pelo conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho.

"A JURISVIVÊNCIA DAS OUVIDORIAS"

Na ocasião, também haverá o lançamento de um ebook pelo Cojud, que aborda as histórias das Ouvidorias integrantes do Colégio.

No turno da tarde, às 14h, haverá a palestra A jurisvivência das ouvidorias, a ser apresentada pela ouvidora do Supremo Tribunal Federal (STF); e às 14h45, a palestra A Inteligência Artificial a serviço do humano, que será apresentada pelo desembargador do TJPE, Alexandre Pimentel.

Às 16h, o evento contará com a apresentação de propostas para o 12º Cojud, pelo 2º vice-ouvidor do Colegiado, o desembargador do TJPE, Eduardo Sertório Canto. Na sequência, haverá o encerramento das atividades realizadas no segundo dia do evento.

Na sexta-feira (21/3), as últimas atividades do XII Encontro do Colégio Nacional de Ouvidores Judiciais serão realizadas no Palácio da Justiça, na Praça da República, s/n, Bairro de Santo Antônio, Recife.

TRANSPARÊNCIA, ACESSIBILIDADE E EFICIÊNCIA

O evento retoma às 9h, com uma visita guiada ao Palácio da Justiça, sede administrativa do TJPE. Às 10h, haverá a apresentação da palestra “A importância das parcerias institucionais”, pelo desembargador-ouvidor do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMG), Fernando José Armando Ribeiro.

Já às 10h30, o também ouvidor do TJMG, desembargador José Américo Martins da Costa, vai explanar a palestra Ouvidoria proativa: transparência, acessibilidade e eficiência.

Às 11h, acontecerá a votação das propostas, e o evento retoma no turno da tarde, a partir das 14h, haverá a última palestra do Cojud, que terá como tema O ato de começar e se renovar, a ser apresentada pelo representante do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e primeiro ouvidor do TJPE, ministro Og Fernandes. Ao final, haverá a leitura da Carta do Recife.

10 ANOS DE HISTÓRIA

Fundado em 2015, o Colégio Nacional de Ouvidores Judiciais é uma sociedade civil, sem fins lucrativos que agrega magistrados dos Tribunais de Justiça estaduais, dos Tribunais Regionais Federais e dos Tribunais Militares, que estejam no cargo de ouvidor, com intuito de incentivar a integração das Ouvidorias Judiciais de todo o país.

Veja, aqui, toda a programação do evento

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: