X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Silvio Costa Filho atribui a Lula resultado positivo do PIB

“O Brasil vai dar certo”, diz ministro de Portos e Aeroportos nesta terça-feira


Imagem ilustrativa da imagem Silvio Costa Filho atribui a Lula resultado positivo do PIB
Silvio Costa Filho (o segundo da esquerda para a direita) enfatizou a retomada da economia brasileira |  Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (4), o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, celebrou o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no primeiro trimestre de 2024, conforme dados divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O PIB apresentou alta de 0,8% em relação ao último trimestre de 2023, totalizando R$ 2,7 trilhões nos três primeiros meses do ano.

Costa Filho atribuiu o resultado positivo ao "esforço do governo do presidente Lula" e ressaltou que o crescimento "será traduzido em uma alta no mercado de trabalho, em um comércio aquecido e em um agro forte".

O ministro enfatizou a retomada da economia brasileira, impulsionada pelo setor de serviços, pelo agronegócio, pelo aumento do investimento e, principalmente, pela geração de emprego e renda.

"O Brasil vai dar certo", declara o ministro, com otimismo.

“Este é um excelente resultado para a economia brasileira, que vai ser traduzido em uma alta no mercado de trabalho, em um comércio aquecido e em um agro forte. É a economia brasileira sendo retomada; é o crescimento do setor de serviços, do agronegócio. A retomada do investimento e, sobretudo, a geração de emprego e renda. O Brasil vai dar certo” destacou Silvio Costa Filho.

Setores que mais cresceram

O setor de serviços foi o principal responsável pelo crescimento do PIB no 1º trimestre, com alta de 1,4%. Esse desempenho foi impulsionado principalmente pelos segmentos de Comércio (3%), Informação e Comunicação (2,1%) e Outras Atividades de Serviços (1,6%).

A Agropecuária também registrou um crescimento significativo, de 11,3%, enquanto a indústria apresentou uma leve variação negativa (-0,1%), considerada estabilidade.

Consumo das famílias e serviços puxam o avanço

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também se pronunciou sobre o resultado positivo do PIB, destacando que o avanço no primeiro trimestre foi puxado pelo "maior consumo das famílias e serviços". Em sua rede social, Lula celebrou a previsão do FMI de que o Brasil subirá uma posição no ranking mundial de PIB, alcançando o 8º lugar. "Mais uma prova de que estamos no rumo certo", afirmou o presidente.

Análise e perspectivas

O crescimento do PIB no primeiro trimestre de 2024 é um sinal positivo para a economia brasileira, demonstrando a retomada da atividade econômica e a confiança do setor privado.

Os setores de serviços e agropecuária se destacaram como os principais impulsionadores do crescimento, enquanto a indústria apresentou um desempenho estável.

O governo brasileiro espera que a economia continue crescendo nos próximos trimestres, impulsionada pelo consumo das famílias, pelo investimento e pelas exportações.

Mas o cenário é incerto, tanto nacional como internacional. Há incertezas, como o impacto do desastre no Rio Grande do Sul, a guerra na Ucrânia e a alta da inflação global, que podem afetar o desempenho da economia brasileira.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: