Raquel Lyra discute PEC da Segurança e garante novos recursos para saúde
Governadora participou da XVI Reunião do Fórum Nacional dos Governadores, realizada em Brasília
Escute essa reportagem
A governadora Raquel Lyra (PSDB) participou, nesta terça-feira (10), da XVI Reunião do Fórum Nacional dos Governadores, realizada em Brasília. Entre os temas debatidos, destacou-se a proposta de emenda constitucional que visa oficializar o Fundo Nacional de Segurança Pública e Política Penitenciária.
Ao final das discussões, os governadores encaminharam um documento conjunto e uma proposta adicional do Estado de Goiás para análise do Governo Federal.
Durante o evento, também foram firmados os Planos de Ação Regional (PARs), parte do Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde.
O encontro reuniu os ministros Nísia Trindade (Saúde), Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais) e Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública), além de representantes de todos os estados brasileiros.
"Discutimos o tema da segurança pública com a proposta da PEC, buscando integrar ainda mais os esforços dos estados e do governo federal no combate à violência”, disse a governadora.
Segundo Raquel Lyra, além da questão da segurança, a reunião com a ministra Nísia reforça o compromisso do estado com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.
“Todos os estados do Brasil aderiram ao Plano de Ação Regional, e Pernambuco vai poder receber mais recursos para proporcionar um melhor atendimento à população, garantindo acesso a serviços de qualidade, com dignidade e eficiência", destacou Raquel Lyra.
Avanços na saúde pública
Durante o evento, a ministra Nísia Trindade assinou as portarias dos Planos de Ação Regional (PARs), uma iniciativa que já conta com a adesão de todas as 12 regionais de saúde de Pernambuco.
Em parceria com os municípios, o Estado busca expandir o acesso a especialistas e melhorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa assegura a destinação de novos recursos para promover um cuidado integral e mais eficiente à população pernambucana.
A governadora esteve acompanhada pelos secretários Tulio Vilaça (Casa Civil) e Alessandro Carvalho (Defesa Social), que reforçaram o compromisso da gestão estadual em articular soluções conjunta
Comentários